Connect with us

DESTAQUES

CRAS e Educação de Fronteiras culminam atividades alusivas ao mês da consciência negra “amplie a sua”; fotos

Publicado

em

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Fronteiras – PI, através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e a secretaria de Educação, promoveram atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, lembrado oficialmente no Brasil, no dia 20 de novembro. A culminância do projeto sobre a temática, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 01, no auditório Dona Quinô.

Na cerimônia de culminância, o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Raoni Sousa, explanou que as atividades teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a situação da população negra e a mobilização da sociedade para romper com a desigualdade e o preconceito, além de possibilitar contato mais próximo com a cultura afro-brasileira.

Raoni, que também é articulador do Selo Unicef – edição 2017-2020, explicou que durante o período de 30/10 à 30/11 foram desenvolvidas diversas atividades sobre a consciência negra nas escolas municipais de ensino, como rodas de conversas sob responsabilidade da Assistente Social Saara Raquel e da Psicóloga Ana Paula, oficinas artísticas no CRAS orientados pelas oficineiras do SCFV, reuniões de planejamento e encontros de produção para este momento de culminância. Ainda nas escolas alguns professores se colocaram a disposição para trabalharem o tema através de desenhos e garatujas, (Centro de Educação Infantil) poema, poesia, contos e dissertações (Hermínio José Ribeiro e Nossa Senhora de Fátima).

De todos os textos e desenhos os melhores foram selecionados e os alunos foram premiados durante a culminância com um belíssimo troféu, medalha e certificado de participação no projeto. Os textos e desenhos foram avaliados pelos profissionais que compõem o CRAS de Fronteiras com responsabilidade, imparcialidade e empenho.

Os alunos premiados foram: Nathielle Alves, Jhenffer Vitória e Livia Maria, na categoria Desenhos e Garatujas, do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho; Gabriela de Sousa, Milleny Vitória de Sousa Alencar e Maria Helena, na categoria contos; Maria Alice – da Escola Nossa Senhora de Fátima -, Hagata Kiara – da Escola Herminio José Ribeiro-, e Rayka Rielly Bezerra, aluna da Escola Herminio José Ribeiro; Camila Vitória e Ana Isabela, alunas da Escola Herminio José Ribeiro, na categoria dissertação e Andresa Cirlene da Silva Figueredo, na categoria poesia/cordel.

Publicidade

Todas as produções ficaram em exposição para apreciação em ambos os lados das paredes do auditório. Durante o evento houve ainda apresentações culturais, como: a dança “Dandalunda” e “Maneira o Pau” com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de responsabilidade de Janaina Silva; apresentação de dança do Grupo de Dança Art. Pop formado por alunos da Escola Hermínio José Ribeiro em parceria com o CRAS, com o oficineiro Raoni Sousa.

Para a Presidente do CMDCA e representante da Secretaria de Assistência Social, Ana Priscielly, as ações realizadas em Fronteiras fortalecem, ampliam, valorizam a cultura africana, reconhecendo, significando e resignificando as identidades. “O nosso trabalho social teve como perspectiva refletir às questões de raça e etnia, bem como uma forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento” ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Verônica Pereira Ribeiro, participou do evento de culminância e em seu discurso, falou a sobre a importância de atividades de conscientização que quebrem paradigmas enraizados na sociedade. “São atividades como essa que fortalecem a luta contra o preconceito, através do exemplo de Zumbi dos Palmares, um símbolo de bravura e resistência do povo brasileiro, parabéns Raoni, parabéns equipe do Social, parabéns pais e alunos pela expressiva participação”, encerrou.

O evento contou a presença do secretário de comunicação Clediomar Sousa e reuniu diretores e coordenadores de escolas, equipe do CRAS, e dezenas de pais, alunos e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Fronteiras.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS