Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras promove audiência pública sobre a BNCC; fotos

Publicado

em

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (09), na Escola José Aquiles de Sousa, o Sousão, uma audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular com a finalidade de apresentação da proposta curricular municipal objetivando traçar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da Educação Básica do município de Fronteiras.

Dentro do objetivo, nortear e fundamentar as práticas de ensino infantil e fundamental de Fronteiras, afim de contribuir para o acesso e a permanência dos alunos para com a qualidade do ensino e socialização do conhecimento.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para garantir o direto a aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso há importância como documento para promover igualdade no sistema educacional colaborando para a formação integral e para construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A educação básica municipal  de Fronteiras é dividida em dois níveis compreendendo a educação infantil e o ensino fundamental (anos iniciais e anos finais). Após composição da mesa de honra e abertura oficial do evento, a chefe do Poder Executivo, prefeita Maria José, durante uso da palavra deu as boas-vindas a toda equipe da Secretaria de Educação e aos  munícipes fronteirenses que marcaram presença na audiência.

“Hoje estamos avançando na educação do município. A educação é um agente transformador de pessoas para que possam se tornar na sociedade cada vez mais útil e com dignidade”, ressaltou.

Publicidade

“Para nós é um motivo de satisfação e de alegria podermos participar quando a Educação está a avançar e, como educadora, me faço presente. Hoje é um momento de suma importância para nosso alunado e para o município”, declarou.

“Temos uma equipe pedagógica nas nossas escolas municipais que elaborou um currículo que está dentro da realidade que o alunado necessita para ter o aprendizado e consequentemente seu desenvolvimento estudantil. Parabenizo a toda equipe pedagógica que muito trabalhou nessa situação, colocando a realidade do nosso município, onde o nosso alunado vai desenvolver ao longo de seus estudos em nossas escolas municipais”, parabenizou a prefeita José abrangendo todos os profissionais desde merendeiras até a secretária de educação cargo majoritário da Educação Municipal.

A professora e atual secretária de Educação fronteirense, Verônica Ribeiro, prosseguiu no uso da palavra após a prefeita Maria José. Verônica pautou também sobre o atual momento que perpassa a educação do país.

“A construção do primeiro currículo municipal é o instrumento essencial para que possamos alcançar os objetivos propostos pela BNCC. Estamos atravessando um momento de revolução educacional onde há transições e enfrentamento aos múltiplos desafios até a consolidação Base Nacional Comum Curricular”, relatou.

A secretária de Educação ressaltou ainda que a audiência traz também a oportunidade para os participantes de participação ativa, isto é, ao contrário de meros expectadores, passam a ter voz e vez podendo apreciar, debater e caso haja necessidade, interver de forma coerente à proposta curricular para posteriormente ser aprovada pelo conselho competente.

Publicidade

“Quando o currículo estiver em vigor constituirá o elemento nuclear do percurso pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino-aprendizagem com projeção de ensinar, para quem ensinar, como ensinar e as formas de avaliação em estreita contribuição com a didática […] reduzir as desigualdades de aprendizado e daí daremos conhecimentos indispensáveis às nossas crianças e adolescentes. Isso se chama equidade” pontuou.

Diretora da Escola Conceição de Maria, professora Francireza Alencar, apresentou o currículo do ensino infantil e ensino fundamental e chamou atenção para a relevância da audiência. Para ela oportuniza pais e responsáveis por alunos a reivindicar dando sugestões. Francireza explicou a importância do currículo de acordo com a BNCC.

“É um momento importante onde os pais de alunos têm a oportunidade de conhecer a BNCC, podendo hoje participar e dar sugestões sobre como os professores podem trabalhar em 2020. Após essa apresentação será encaminhado o currículo para o Conselho Municipal de Educação para os trâmites legais de aprovação, podendo ser aprovado ou não o que foi proposto”, acrescentou.

Francireza destacou ainda que o currículo  elaborado de acordo com a BNCC, não está totalmente preso às normas.

“A partir da formação do projeto político-pedagógico, podemos acrescentar nossas atividades culturais. Para a educação infantil foi a divisão de faixas etárias, divisão de brincadeiras e isso o professor terá um olhar mais atento sobre o cuidar e o brincar, pois estão interligados e não são partes separadas”, alertou.

Publicidade

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Matéria Relacionada:-FRONTEIRAS│Secretaria Municipal de Educação promoverá Audiência Pública

A mesa de honra foi composta pela prefeita Maria José Ayres de Sousa; secretária municipal de Educação, Verônica Pereira; supervisora de ensino, Hidelgardia Bezerra; secretário de Comunicação, José Clediomar; representando as diretoras, profª Luiza Maria de Fátima; representando as coordenadoras pedagógicas, Francisca Islamônica Ribeiro; representando os professores, Crislaide Sousa; representando os alunos, Bruno de Sousa Pereira e representando os pais de alunos, Maria do Perpétuo Socorro.

-Veja mais fotos:

     

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS