Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras promove Encontro Pedagógico e abre o ano letivo de 2019; fotos

Publicado

em

 

Com o objetivo de contribuir com o processo de formação e, consequentemente, a qualidade da educação, a Prefeitura de Fronteiras, que tem à frente a prefeita Maria José, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que é coordenada pela professora Verônica Ribeiro, promoveram nesta quinta-feira (15), um Encontro Pedagógico, que marca o início do ano letivo de 2019.

O Encontro aconteceu na escola José Aquiles de Sousa – “O Sousão” e reuniu professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da Educação Municipal.

Durante todo o dia, os profissionais envolvidos participaram de discussões, reflexões, dinâmicas e tiveram como formadoras, a psicóloga Rita Celiane, que tratou sobre as competências socioemocionais no ambiente de trabalho e a professora Elisângela Teixeira que trabalhou sobre o alinhamento do Projeto Político Pedagógico com as competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ambas da vizinha cidade de Campos Sales no Ceará.

À tarde, os professores tiveram ainda um momento de apresentação da proposta da busca ativa escolar e o programa portas abertas para a inclusão, que foram apresentados pelos Articulador do UNICEF, Matheus Sousa.

Na abertura do encontro, a supervisora de ensino Hidelgardia Bezerra, que representou a secretária Verônica Ribeiro, deu as boas-vindas aos professores e disse que o Encontro Pedagógico visa promover entre os dirigentes, coordenadores e professores a ampliação do conhecimento didático.

Publicidade

“É com imensa alegria que realizamos mais um encontro preparatório para o início do ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação tem incentivado e apoiado ações que melhorem a qualidade do aprendizado, criando bases de apoio aos discentes. 2019 será um ano de superar desafios e vencer obstáculos, contamos com a dedicação, o empenho e o amor pelo ato de ensinar de todos que compõem esta equipe. Tivemos um salto no IDEB, mas é ano de novas avaliações e devemos juntos continuar a descortinar novos horizontes”, disse.

O Portal Cidades Na Net também entrevistou a professora Camila Maria, que trabalha na Escola Nossa Senhora de Fátima. Ela falou sobre a temática do Encontro Pedagógico. “Tratar as questões socioemocionais é extremamente importante e necessário. O tecnicismo passou por uma nova roupagem. Vivemos uma nova era na educação. Então é preciso que o professor esteja aberto para estas mudanças e saiba trabalhar o social e o emocional para que assim desenvolva um bom trabalho e cheguemos ao objetivo final que é o aprendizado do aluno com qualidade”, ressaltou.

Perguntada sobre a educação de Fronteiras, Camila elogiou a gestão da Secretaria e toda equipe. “O comprometimento da gestão de Verônica, aliados ao comprometimento dos professores que fazemos um trabalho com amor mostram o sucesso. Então a formula do sucesso, é o amor, amar a se, amar ao próximo, só assim teremos êxito na educação e em qualquer outra profissão”, pontuou.

Além da supervisora e das palestrantes também estiveram presentes no Encontro Pedagógico, as diretoras Cicera Vanda (Do Centro de Educação Infantil), Graça (Do Sousão), Girlúcia (Do Nossa Senhora de Fátima), Francireza Alencar (Da Escola Conceição de Maria) e Luisa (Do Hermínio José Ribeiro), a coordenadora de ensino das escolas do campo, Dores Lene Lopes e o secretário de Comunicação, Clediomar Sousa.

_Retorno das aulas:

Publicidade

Aproximadamente 1.800 alunos e mais de 150 profissionais voltam as salas de aulas de Fronteiras na próxima segunda – feira, 18, espalhados em quatro escolas do campo, sendo elas: Unidade Escolar Corinto Machado Matos -Lagoa Seca; Unidade Escolar Joaquim Clementino Fialho- Barreiro da Serra; Unidade Escolar Antônio Miranda-Lagoa Comprida e Unidade Escolar José Ribeiro Bezerra- no Alecrim I.

Da sede do município cinco escolas retomam as atividades: Conceição de Maria, Hermínio José Ribeiro, Nossa Senhora de Fátima, José Aquiles de Sousa e o Centro de Educação Infantil, José Aquiles Filho.

_Veja mais fotos do Encontro Pedagógico:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS