Connect with us

Fronteiras

Em Teresina, supervisora de ensino de Fronteiras participa do encontro de formação sobre o novo currículo da BNCC do Piauí

Publicado

em

A supervisora de ensino, Hildegardia Gomes Bezerra, representou durante os dias 06 e 07 de novembro, a secretaria municipal de Educação de Fronteiras, no encontro formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí, em Teresina.

O encontro visa à implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores, tendo como foco principal a abertura do ciclo formativo para implementação da BNCC e do novo currículo do Piaui, através do programa PROBNCC Ciclo II, com o objetivo de promover e garantir, ferramentas de qualidade para Educação do Piaui.

A pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e primeira-dama de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

Publicidade

O Currículo do Piauí foi construído em 2018 numa colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, foi à proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou em 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.

Hildegardia Gomes Bezerra, supervisora de ensino, avaliou as temáticas discutidas no encontro e como irá contribuir para a Educação de Fronteiras. “O evento foi um momento para planejarmos e discutirmos formas de viabilizar  e difundir a BNCC em regime de colaboração. Buscando  estrategias com o intuito de preparar os profissionais da educação da rede municipal para que estes estejam preparados para garantir que todos os seus estudantes desenvolvam os objetivos de aprendizagem dos novos currículos. Irei repassar todos os conhecimentos adquiridos durante o encontro, assim contribuir com a Educação municipal, e proporcionar junto a gestão mais qualidade na nossa rede de ensino”, disse.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS