Connect with us

Fronteiras

FRONTEIRAS | Em ato religioso, fiéis católicos colocam novo cruzeiro no morro do bairro Acampamento

Publicado

em

Na manhã deste domingo 15/07, um grupo de religiosos do Bairro Acampamento, em companhia de fiéis católicos de Fronteiras-PI, fixaram um novo “Cruzeiro” no Morro do Açude Barreiras em Fronteiras-PI.
Há aproximadamente 101 anos, o ato foi realizado pela primeira vez. Fiéis subiram em procissão ao cume do Morro do açude, fixando uma cruz simbolizando a fé daqueles que fizeram daquele lugar um local de oração.
Foto: Reprodução de 1997 (Eduardo Cortez)                             Foto Reprodução 2018 ( Eduardo Cortez)
Em meados dos anos 90, vândulos destruiram a cruz, sendo recolocada agora por moradores da cumunidade e integrantes das pastorais da Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Na época, os moradores do Bairro Acampamento perceberam que a Cruz tinha desaparecido e resolveram vericar o que tinha acontecido. Ao subirem o morro, se depararam com cenas de vandalismo realizada por pessoas incrédulas que tinham quebrado todo o cruzeiro.
Restos do antigo cruzeiro ficado em 1917
Após 20 anos do ocorrido, a Professora Francisca Rosa Luz Alves – atual Secretária Municipal de Cultura teve a idéia de recolocar a cruz em seu lugar. Chica Rosa teve total apoio dos funcinários públicos e realizadores da implantação do cruzeiro, Fábio Silva Linhares, Cicero Luz Alves e Sebastião Francisco da Silva. A mesma contou com a parceria do grupo da Pastoral do ECC e da comunidade religiosa do Bairro Acampamento, a qual tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima sendo concluído nesta manhã um dos projetos religiosos e histórico de Fronteiras.
O Cruzeiro tem grande significado na vida daquela comunidade, pois lá por muitos anos foi e continuará sendo um lugar de romaria onde os religiosos poderão fazer seus agradecimentos, pagar promessas e meditar sobre a palavra de Deus.
Após cravar a cruz em seu local de origem,  o Ministro – Paulo Alves (Paulo de Mozinho), em companhia de Leudimar Cortez (uma das infrentantes do catolicismo no bairro), juntos aos demais presentes, fizeram um momento de oração e de agradecimento a Deus por mais essa vitória.
Os fiéis que desejarem visitar o Cruzeiro, devem se dirigir ao Açude Barreiras e entrar à esquerda, ao lado da parede no sentido à Chácara Piaba de Môlim e subir a trilha que tem inicio ao lado de uma grande pedra à cerca de 100m, a qual será sinalizada muito em breve. A comunidade pede à compreensão dos visitantes para que ao descer, recolham seu lixo para que seja desprezado em local apropriado, bem como preservar o patrimônio histórico e religioso.
Confira as imagens:

Fonte: Portal Lagoa do Rato
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS