Connect with us

Fronteiras

Fronteiras realiza campanha contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, que tem a frente a prefeita Maria José, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Comunicação, o CMDCA, Conselho Tutelar, NUCA, Equipe Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020 e Polícia Militar, realizaram uma passeata na manhã desta sexta-feira, 18, Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes.

A ação teve como tema: “18 anos do 18 de maio, vamos fazer bonito juntos?” e objetivou mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade, convocando a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A passeata teve início em frente às escolas municipais e percorreu as principais ruas da cidade de Fronteiras. Diversos cartazes e faixas foram elaborados e conduzidos por crianças e adolescentes com mensagens que pediam o fim da exploração e mobilizando a população a denunciar no disque 100.

Ao termino da passeata, a equipe organizadora realizaram também um ato com discursos e apresentações sobre a temática, em praça pública.

Na ocasião a Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, Anna Priscielly, destacou que a campanha busca proteger e informar as crianças e adolescentes alertando-as para importância de se denunciar. “Com essa manifestação agente busca proteger nossas crianças, busca  informar as famílias quanto aos postos ou formas de denúncias e também é um chamado para que a população acorde, para que percebam que perigo vive bem próximos de nós, que o abuso geralmente é um crime que acontece  próximo a nossa  casa,  que muitas vezes abusador  se aproveita da confiança da família, então a gente tenta alertar quanto a necessidade de se manter vigilante nessa proteção, que se mantenha alerta e que qualquer sinal de comportamento, que busque saber o que está gerando aquilo. E principalmente o mais agente precisa hoje é que a família e a própria criança não se cale”, disse.

O adolescente, Caike Yuri, que estuda na Escola Municipal Hermínio José Ribeiro, também falou ao Cidades na Net, sobre a importância da ação realizada em Fronteiras. “Essa ação é muito importante porque conscientiza as crianças e os adolescentes a denunciar, conversar com os pais, sobre possíveis abusos e violência sexual”, frisou.

Publicidade

Para o Conselheiro Tutelar, Antônio Bezerra a ação tem um importante papel de conscientizar a população, onde ele ressalta, que o trabalho de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescestes é feito durante todo o ano pelo Conselho Tutelar.

O Articulador do Selo Unicef (edição 2017-2020) Matheus Sousa, que também foi o responsável pelo projeto nesta edição 2018 da Campanha FAÇA BONITO no município falou sobre a o assunto.

“Quando se reúne uma equipe competente é certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Toda a rede municipal de ensino, diretores, professores, alunos superaram todas as minhas expectativas e foram ainda mais longe que o previsto, isso me deixou muito feliz e satisfeito. Não sei como agradecer a confiança, determinação e empenho de cada um que compõe a educação de Fronteiras, confesso que me faltam palavras… Quero muito agradecer a Secretaria de Educação Verônica Ribeiro, que nunca mediu esforços para apoiar projetos tão bons para o nosso município, a secretaria de Assistência Social Bruna Bezerra, como um todo,  CMDCA, NUCA, Conselho Tutelar, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pelotão Mirim e todo o corpo da Policia Militar, secretaria de Comunicação e portais parceiros, as escolas do campo, pais e/ou responsáveis, funcionários dos órgãos municipais, comunidade em geral, equipe técnica de som e outros mais. É um orgulho compartilhar todas essas metas de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados. Competência e empenho são as melhores palavras que descrevem cada um dos participantes neste dia. Que possamos continuar trabalhando com esse profissionalismo, disposição e dedicação para que seja seguro o futuro de todos. O caminho pode ter sido difícil, às vezes até demais. Mas todos souberam manter a confiança uns nos outros e nunca desistiram ou afastaram o olhar da meta. Hoje colhemos os frutos dessa dedicação e agora desfrutamos do triunfo. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito! Parabéns e obrigado, equipe!”, salientou.

Além da passeata, o município realizou durante os dias que antecederam a data, diversas atividades como pinturas, produção textual, histórias em quadrinhos, poemas, poesias, danças, artesanatos e palestras de conscientização, mobilização, combate e enfrentamento em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Participaram também do evento, a secretária de Assistência Social – Bruna Bezerra, o Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Raoni Sousa; a Psicóloga da equipe de Referência do CRAS – Socorro Feitosa; coordenadoras das Escolas do Campo – Ana Lúcia e Dores Lene; a Diretora do Centro Infantil José Aquiles Filho – Cícera Vanda; a  Diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima – Joaquina Girlúcia; a  Diretora da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro – Luísa de Fátima; os alunos Icaro e Maria Luiza representando o NUCA; o aluno  José Paldine representando o Pilotão Mirim do município de Fronteiras; o Secretário de Comunicação – Clediomar Sousa, além da  Mobilizadora dos Adolescentes e Jovens do Selo Unicef edição 2017-2020 – Luana Martins.

_Veja mais fotos:

Publicidade

 





Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS