Connect with us

Fronteiras

Representantes da Educação de Fronteiras participam do Seminário Estadual ‘PNAIC em Foco’ em Teresina

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram no dia 14 de julho de 2017, no Atlantic City, em Teresina, o Seminário Estadual de Alfabetização: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em Foco, que trouxe a temática “Formação Continuada de Alfabetizadores: Ações do PNAIC no Piauí”.

O evento contou a com a participação de cerca 750 professores, coordenadores locais, gerentes regionais do pacto, diretores e alunos dos municípios piauienses.

Matéria Relacionada:

-Educação de Fronteiras realiza III Seminário de Alfabetização do PNAIC e aponta avanços na nova gestão do programa

Do município de Fronteiras, localizado a cerca de 400 km da capital do Estado, a Educação Municipal que é dirigida pela influente professora Verônica Ribeiro enviou à Teresina a professora Joaquina Girlúcia Leite Sousa Batista, Coordenadora Regional do programa na 16ª GRE e as professoras Eva Tainá Gomes Bezerra, (Coordenadora Local) e Antônia Islândia da Costa Silva (Orientadora de Estudos).

Publicidade

Segundo Verônica em conversa ao Portal Cidades Na Net, o encontro teve como objetivo de promover a socialização dos saberes e compartilhar as experiências exitosas das práticas pedagógicas no âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ano de 2016.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desses objetivos, o Pacto estabeleceu como eixo principal a formação continuada de docentes com o apoio de material específico. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.

A Coordenadora Local do programa em Fronteiras, Eva Tainá Gomes Bezerra, avaliou o encontro em Teresina “Participar de encontros como estes fortalece as nossas ações em Fronteiras, o município tem garantido portanto a nossa busca por melhorias no âmbito do programa e temos avançado para a conquista de resultados para os alunos e toda comunidade escolar fronteirense”, disse.

O programa em Fronteiras

Publicidade

Em Fronteiras ao assumir o comando do município, a prefeita Maria José, encontrou sérias dificuldades deixadas pela gestão passada na execução do programa: problemas como a não formação dos alfabetizadores, relatórios com pendências de envios para o sistema por falta das ações, bem como o município deixou de participar de capacitações e formações importantíssimas.

Secretária de Educação com a coordenadora e a orientadora local do programa em Fronteiras, durante seminário municipal

No início de julho a Educação Municipal reuniu diretores, coordenadores, orientadores, professores, alunos e representantes da Educação Municipal fronteirense para o “III Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC”. Onde discutiu os problemas e traçou metas para o programa.

Veja fotos do seminário em Teresina:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS