Connect with us

Geminiano

Educação de Geminiano desenvolve projeto de hortas e arborização nas escolas municipais

Publicado

em

“Regadores de Sonhos”. Esse é o nome de um projeto de hortas escolares e arborização nas escolas municipais, que está sendo desenvolvido desde o início do ano município de Geminiano, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto visa criar na escola uma área verde produtiva, que proporcionará o consumo de alimentos de forma adequada e saudável, bem como, valorizar a agricultura familiar, principal atividade de produção do município.  Outro objetivo é estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados, identificar processos de semeadura, adubação e colheita, entre outros.

Durante a execução do projeto são realizadas atividades na horta que estimulam conhecimentos e habilidades e que permitem aos alunos, produzir, descobrir e consumir os alimentos de forma adequada, segura, e assim, conscientizá-los quanto às práticas alimentares mais saudáveis, fortalecendo culturas alimentares e discutindo ainda a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos. Na parte de arborização, além do plantio de arvores, materiais recicláveis são utilizados para embelezar a parte externa das escolas.

As atividades são realizadas com orientação da nutricionista Helionildes Bezerra. Segundo ela, o projeto tem a finalidade de integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, visando proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicos e permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Inicialmente, no primeiro semestre de 2018, o projeto “Regadores de Sonhos” foi implementado na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, com a troca de experiências e orientações dos agricultores familiares que fornecem alimentos nas instituições de ensino e a equipe administrativa das mesmas. Na sequência foram, desenvolvidos os plantios e os cuidados com as culturas, em que após a colheita, os produtos serão incrementados a merenda escolar.

Publicidade

Na última sexta-feira, dia 21 de Setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, o projeto foi implantado em mais duas escolas, sendo elas, Tia Rosa e Joaquim Gonçalves Guimarães. A Secretaria Municipal de Educação já planeja levar a experiência exitosa, também, para as escolas da zona rural.

Segundo a secretária Érica Carvalho, o trabalho tem tornado as escolas mais agradáveis e favorável à educação ambiental. Feliz com resultado, a gestora agradeceu a todos os envolvidos. “Quero agradecer a cada um dos envolvidos nessa ação, pelo amor e dedicação em tudo que se propõe a fazer, e dizer que é com  muita satisfação que parabenizo a cada um  dos que fazem parte da Secretaria de Educação de Geminiano. Obrigada por acreditarem na importância deste projeto, por vestirem a camisa do ‘Regadores de Sonhos’. Vocês são peças fundamentais nessa missão”, disse, agradecendo, também, ao prefeito Erculano Carvalho por todo o suporte, apoio e incentivo em todas as atividades.

O prefeito Erculano Carvalho parabenizou a Educação pelo projeto. “Tem sido um trabalho muito interessante, uma iniciativa realmente louvável. O processo educacional precisa ir mais além do que as lições de sala de aula, e é isso que está sendo feito com esse projeto. Tenho certeza de que bons frutos serão colhidos.”, disse, fazendo referências aos frutos das hortas e da educação dos alunos.

O projeto tem ainda como parceiros a equipe pedagógica, professores e funcionários das escolas, produtores rurais e pais de alunos, demais Secretarias Municipais, Escolas Técnicas, Federais e Estaduais.

 

Publicidade

Veja fotos:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS