Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Educação inicia segundo semestre com Jornada Pedagógica e debate sobre educação de qualidade

Publicado

em

“Educação de qualidade se faz com a participação e compromisso de todos”. Essa foi a temática que norteou as discussões e o planejamento para o segundo semestre letivo nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Geminiano durante a Jornada Pedagógica realizada nesta quinta-feira (01) pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

O encontro pedagógico foi realizado durante todo o dia na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo e reuniu a equipe gestora da Secretaria de Educação, professores e autoridades, como o prefeito Erculano Carvalho e a secretária de Educação, Érica Carvalho.

Na cerimônia de abertura, a gestora da Educação deu as boas vindas a todos para o segundo período letivo de 2019 e falou sobre o tema escolhido para a Jornada. Érica convocou a todos os docentes a imaginarem um filme, onde os mesmos são autores e principais protagonistas. “Nós, professores, somos personagens importantes na vida de muitas pessoas, principalmente, dos nossos alunos. Somos os principais responsáveis por transmitir a eles o conhecimento que levarão por toda a vida. Então, que possamos ser exemplos.”, pontuou.

A secretária reafirmou seu compromisso e da gestão do prefeito Erculano. “Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. É com esse objetivo que estamos trabalhando. Estamos buscando recursos para a reforma e ampliação de unidades escolares, bem como a construção e reforma de quadras esportivas. Vamos reinaugurar a Escola Infantil Tia Rosa com uma biblioteca infantil com mais de 400 livros lúdicos, adquirimos mais de 600 kits escolares e estamos fazendo a reposição do mobiliário do aluno e professor e muitas outras ações que vamos divulgando conforme o andamento. O prefeito Erculano Carvalho acredita que a educação é um dos pilares do desenvolvimento e estamos trabalhando juntos para que os geminianenses possam ter a melhor educação possível.”, disse

A Jornada Pedagógica é uma ação planeada com o intuito de proporcionar aos professores e demais servidores uma oportunidade de reflexão, escuta e produção de novos conhecimentos.

Publicidade

Na programação, pela manhã, palestra com a professora mestre Adnaid Rufino, que abordou a temática “A hora e a vez das competências socioemocionais”, com foco no auxílio aos estudantes e professores a aprenderem a se relacionar melhor consigo mesmo no ambiente de trabalho, familiar e social, reconhecendo e dialogando com suas emoções, o que pode trazer mais benefícios para o processo de aprendizagem.

“Esse é um dos temas que mais tem sido discutido na educação, tanto o emocional dos professores e demais funcionários, como dos alunos. A partir dessa pedagogia emotiva que se vai ser trabalhado outros aspectos que fazem parte da educação, como a aprendizagem, o relacionamento sociocultural, bom desempenho no emprego, nos estudos, na relação social e familiar.”, disse.

À tarde, depois do almoço que foi servido na própria escola com um cardápio tipicamente nordestino, foi realizada outra palestra, esta, ministrada pela professora especialista Maria Elane, da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Geminiano, que falou sobre os desafios do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Após a palestra, os professores se reuniram em grupos para o planejamento do segundo semestre letivo e discussão do tema para o tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, cujo tema foi anunciado no encontro pedagógico pelo coordenador geral da Secretaria de Educação, Railton Pinheiro.

“O tema do desfile cívico deste ano será ‘Uma viagem pelo Nordeste’. Vamos visitar os nove Estados e conhecer a nossa fauna e flora, a cultura, artesanato, a culinária, a musicalidade, as danças, artistas, literatura e o turismo, dentre outros tantos. Nós começamos hoje a discutir sobre a temática e todo o trabalho desenvolvido será apresentado à população no dia 07 de setembro.”, disse.

Publicidade

_Mais fotos

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS