Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Social promove a I Mostra Cultural dos Serviços de Convivência

Publicado

em

Os resultados de um trabalho realizado pela Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao longo do ano de 2019, com os grupos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foram apresentados à população na noite do último sábado (9), na I Mostra Cultural.

Realizado no Ginásio Poliesportivo Mussa Demes, com o tema “Somos agentes de transformação social”, o evento contou com exposições de diversos produtos artesanais produzidos nas oficinas realizadas no Centro de Referência da Assistência Social da sede e do Assentamento União.

Dentre os produtos, artesanatos em telhas, produzidos pelos idosos do Assentamento União, peças de crochê, feitas pelas mães de assistidas pelo Serviço e diversas pinturas feitas por crianças e adolescentes.

A programação contou, ainda, com apresentações culturais, como o grupo de capoeira do Assentamento União, apresentação musical com a dupla Jairton e Bianca, a interpretação de uma música em libras pela orientadora Marcinha, do SCFV da sede, além da apresentação do Coral do SCFV e do grupo de teatro da sede, que encenou a peça “Descendentes”, baseada no filme, que durou cerca de 50 minutos, com várias cenas, revelando o potencial artístico do grupo de jovens.

Durante a Mostra, também foi exibido um vídeo institucional que resume o trabalho que vem sendo realizado pela gestão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Maria Helena, secretária de Assistência Social, afirmou que o objetivo é compartilhar com a comunidade e entre os próprios grupos, nas suas diversas faixas etárias, o trabalho que é realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Publicidade

“São muitas as atividades realizadas ao longo do ano. Aqui nós trouxemos apenas uma amostra. Com os idosos, por exemplo, nós realizamos oficinas com pintura em telhas, com as crianças nós trabalhamos a formação do coral, com os adolescentes foi a peça teatral e com as mulheres fizemos oficinas de crochê e pinturas.”, disse.

A gestora do Social enalteceu o SCFV, por fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, e afirmou que o desejo é ampliar, levando para outras comunidades rurais, descentralizando os serviços e alcançando um maior número de pessoas.

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, participou da Mostra e parabenizou a Assistência Social e todos os grupos por toda a produção. “Essa é uma atividade de grande importância. Podemos ver uma amostra do material que foi produzido durante o ano. É gratificante a gente ver o resultado final desse trabalho que é feito com tão pouco.”, disse.

O gestor também falou na expansão dos Serviços. “Nosso sonho é criar outros núcleos nos Assentamentos. Nós hoje só temos na cidade e no União, e pretendemos implantar outros em Barreiros e Agrovila, que são Assentamentos de grande porte.”, disse.

Ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que tem como coordenador Ivonaldo Barbosa, o SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, por meio de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Publicidade

Também estiveram presentes no evento o vereador presidente da Câmara Municipal, Chico Antão, os secretários municipais Mazé Campos (de Planejamento), Érica Carvalho (de Educação), Fábio Araújo (de Cultura), Ricardo Araújo (chefe de Gabinete), o coordenador do CRAS, Ivonaldo Barbosa, o vereador Elísio João do Carmo, o “Elisinho”, o líder político Antônio Gezimar Pinheiro, o “Azul”, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Filho Dias, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Francisco Hipólito (Tota), o empresário Jailson Campos e outras lideranças políticas, comunitárias e a sociedade em geral.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS