Connect with us

DESTAQUES

Prefeito entrega a oitava UBS e Geminiano avança na descentralização dos serviços

Publicado

em

A gestão do município de Geminiano tem apostado na descentralização dos serviços públicos de saúde e buscado aproximar cada dia mais das pessoas nas comunidades onde elas residem. O objetivo é garantir mais acessibilidade a esse serviço considerado essencial para a população.

Com essa perspectiva, no último sábado, 15, mais uma Unidade Básica de Saúde foi entregue à população, desta vez, na localidade Milhans, zona rural do município.

O Posto de Saúde, construído na gestão do ex-prefeito Júlio Moura e que esteve fechado por anos, passou por ampla reforma, recebeu equipamentos novos e modernos, medicamentos para a farmácia básica, e reabriu as portas à comunidade, agora, com condições adequadas para acolhimento dos profissionais e usuários. A UBS dispõe de recepção, farmácia, consultórios climatizados e banheiro.

Com a inauguração de oito novos postos de atendimento, ampliando e qualificando os serviços existentes, a gestão do prefeito Erculano Carvalho tem conquistado feitos inéditos na área da Saúde. “É um trabalho importante e que tem melhorado a qualidade de vida da população. Hoje estamos entregando a oitava UBS, mais uma obra de grande utilidade, de grande valor social, que vai aproximar o serviço das pessoas dessa região, e naturalmente, as pessoas vão cuidar mais da própria saúde.”

A ‘nova’ UBS recebeu o nome Expedito Manoel Fontes, que foi um grande líder comunitário, presidente de associação, vereador e um defensor dos interesses da comunidade Milhans e região. A figura do homenageado por evidenciada pelos oradores, como o prefeito Erculano. “Aqui estamos homenageando um grande líder, o amigo Expedito Domingos, que muito fez por essa região. Sem dúvidas, uma homenagem mais que justa.”, disse.

Publicidade

Badico Fontes, irmão do homenageado, agradeceu a gestão pelo reconhecimento. “Agradecer ao prefeito Erculano, ao secretário GG, por ter lembrado e colocado o nome de meu irmão Expedito nesse posto. Ele foi um homem que lutou muito por essa comunidade. Foi presidente de associação, professor, vereador por quatro anos.”, disse.

O vereador Chico Antão, presidente da Câmara e um dos principais representantes da comunidade, falou sobre o benefício entregue à população, engradeceu o trabalho da gestão e destacou a figura do homenageado. “Expedito Domingos foi um homem trabalhador, sincero, que fez muito por essa região, pela população. É mais do que justo ter seu nome nesta UBS.” Chico Antão salientou que o apoio do saudoso Expedito e sua família foi fundamental para sua entrada na vida pública.

O secretário de Saúde, José Genival, o GG, falou sobre os avanços registrados na saúde ao longo desses dois anos e meio de gestão, destacando dentre outros pontos, a descentralização dos serviços. “Essa é a oitava que nós entregamos. O povo tem recebido bem essa iniciativa da gestão em descentralizar os serviços, porque facilita o acesso ao médico, ao enfermeiro. A gestão tem visto a necessidade dos usuários, pessoas idosas tinham dificuldade de se deslocar até a Unidade mais próxima, que fica na Uberlândia. Então, pesando no bem estar das famílias, em melhorar a vida do povo e o acesso à saúde preventiva, achamos por bem reformar essa UBS e oferecer atendimento da equipe de saúde na família toda semana.”, disse.  De acordo com o secretário, a UBS de Milhans terá atendimento médico e de enfermagem semanal e ficará aberta diariamente com atendimento da técnica de enfermagem.

As projeções para a Saúde Pública em Geminiano são positivas. GG anunciou que mais comunidades serão contempladas. “A próxima que nós vamos entregar será na comunidade Veríssimo, depois Bem Ti Vi e Cacimbinha. Ao final nós vamos ficar com 11 locais de atendimento no município.”, disse, elencando os locais: “São dois postos de atendimento na sede, além de Samambaia dos Marques, União, Barreiros, Agrovila do Ambrósio, Uberlândia e agora Milhans.”

_Mais fotos

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS