Connect with us

MUNICÍPIOS

Governo divulga os 33 municípios do Piaui que vão integrar o plano do Matopiba; veja quais!

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os 337 municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. A relação completa consta de publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13). Uma das prioridades da ministra Kátia Abreu, o plano prevê investimentos em políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia e ascensão de agricultores à classe média rural.

Dos 337 municípios selecionados, 33 do Piauí, 139 são do Tocantins, 135 do Maranhão  e 30 da Bahia. Nessas localidades, existem 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região cultiva grãos –soja, milho e arroz –, algodão e frutas, além de desenvolver a atividade pecuária. Na safra 2013/2014, o Matopiba produziu 8,7 milhões de toneladas de soja.

Em visita esta semana aos Emirados Árabes, a ministra Kátia Abreu apresentou à holding Aldahra as oportunidades de investimentos no agronegócio brasileiro e citou o potencial do Matobipa, destacando sua produção de grãos, frutas e peixes. A holding atua na comercialização de alimentos e é grande re-exportadora para mais de 20 países árabes.

 

Seleção

Publicidade

A seleção dos municípios que vão integrar o Plano de Desenvolvimento do Matopiba foi realizada por meio de procedimentos numéricos e cartográficos, com o uso de satélite para integrar os dados agroecológicos e socioeconômicos.

“Essa foi uma decisão técnica baseada no que é considerado Cerrado nos quatro estados”, disse o diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Mapa, Rodrigo Mazzoleni. Segundo ele, o Grupo de Inteligência Territorial e Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fez um estudo para dar suporte à seleção dos municípios.

Abaixo os 33 municípios selecionados no Piauí

Alvorada do Gurguéia

Cristalândia do Piauí

Publicidade

Marcos Parente

Santa Filomena

Antônio Almeida

Cristino Castro

Monte Alegre do Piauí

Publicidade

Santa Luz

Avelino Lopes

Curimatá

Morro Cabeça no Tempo

São Gonçalo do Gurguéia

Publicidade

Baixa Grande do Ribeiro

Currais

Palmeira do Piauí

Sebastião Barros

Barreiras do Piauí

Publicidade

Eliseu Martins

Parnaguá

Sebastião Leal

Bertolínia

Gilbués

Publicidade

Porto Alegre do Piauí

Uruçuí

Bom Jesus

Júlio Borges

Redenção do Gurguéia

Publicidade

Colônia do Gurguéia

Landri Sales

Riacho Frio

Corrente

Manoel Emídio

Publicidade

Ribeiro Gonçalves

Confira na Portaria nº 244, deste sexta-feira, a relação completa dos municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento do Matopiba.

 

Vooz

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS