Connect with us

Inhuma

INHUMA 65 ANOS│Secretaria de Agricultura promove 36º Concurso de Gado Leiteiro; veja fotos

Publicado

em

O 36º Concurso de Gado Leiteiro realizado no aniversário de 65 anos de emancipação política de Inhuma, foi dentre tantas atrações, mais um simbolo de preservação da cultura municipal. O evento promovido nos dias 12 e 13, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reuniu criadores de gado e comerciantes do ramo de laticínios. Na quarta-feira, 12, foram duas ordenhas desenvolvidas. Já no dia 13, foi o momento da terceira e última ordenha do concurso.

Logo após o término da terceira ordenha houve a confraternização entre os participantes com animação do forró pé de serra com animação de Neto de Lira do Acordeon e Santana de Manaus. A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura através da Prefeitura de Inhuma atraiu pecuaristas do município e região.

O prefeito Silva Júnior parabenizou pela realização do evento que completa a trigésima sexta edição no aniversário de 65 anos de emancipação política.

“A cada ano a genética do animal vem melhorando. Parabéns a todos que se dispuseram a participar deste concurso que é uma tradição em nosso município. Procuramos sempre incentivar da melhor forma possível e digo novamente que vocês estão de parabéns porque mesmo diante das dificuldades estão aqui com a gente, participando, acreditando e incentivando nas festividades do município. Agradeço ao deputado estadual Ziza Carvalho que é um apoiador das festividades de aniversário da cidade com emenda parlamentar”, parabenizou o prefeito.

O concurso de gado leiteiro é promovido há trinta e seis anos na cidade de Inhuma conforme afirmou o secretário de Agricultura, Erivan Almondes.

Publicidade

“Há trinta e seis anos que foi iniciado esse concurso de gado leiteiro por Manoel da EMATER, Chico Moura e Gesimar Carvalho – Gesi de Licínio. A cultura da criação de gado leiteiro é uma tradição que deve ser preservada […] Há uns 15 anos nessa faixa que participo desse evento. É uma coisa que nos engradece muito, pois a gente busca novas genéticas em outros lugares e faz com que o município tenha desenvolvimento e se torne uma das bacias leiteiras do Estado do Piauí, em produção de leite e em genética”, contou fazendo um resgaste histórico dos produtores pioneiros que realizaram o concurso de gado leiteiro em Inhuma.

“Tudo isso faz com que fiquemos realizados e principalmente por ser no aniversário da cidade. Gostamos de expor os animais e temos apoio da gestão municipal por meio do prefeito Silva Júnior que é um grande incentivador e está de parabéns. Mesmo com a grande crise podemos perceber boa vontade e comprometimento para que o concurso cada dia cresça mais e preserve identidade cultural do município ”, declarou.

Dos nove participantes da trigésima sexta edição, o vendedor de leite, Valdo Martins que disputou o concurso com a vaca Peruca sagrou-se campeão do certame atingindo o peso total de 63,470 kg. Valdo agradeceu a equipe organizadora do evento promovido no sexagésimo quinto aniversário de emancipação política.

“Como vendedor nos sentimos realizados pelo trabalho que desempenhamos e faço com muito orgulho. Quero agradecer a equipe organizadora e todos os companheiros que participaram. Todos os anos, a última ordenha é doada para a população. É uma felicidade enorme em ter ganhado, ao mesmo tempo digo, que se fosse outro companheiro meu que tivesse ganhado estaria feliz da mesma forma”, declarou o vendedor.

Marcaram presença no evento além do prefeito Silva Júnior; o deputado estadual Ziza Carvalho; o  vice-prefeito Deuzim Aguiar; o secretário municipal de Agricultura Ervian Almondes; o secretário de Administração Felipe Rufino; a secretária de Trabalho e Ação Comunitária, Rosimar Pacheco dentre simpatizantes apoiadores, pecuaristas e criadores.

_Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS