Connect with us

Inhuma

INHUMA 65 ANOS │Educação, Assistência Social e Centro Cultural promovem apresentações no aniversário da cidade; fotos

Publicado

em

Nos dias 12 e 13 de junho foram realizadas apresentações culturais nas festividades de emancipação política com encenações que denotam o melhor da cultura nordestina e regional. O festival de apresentações ficou a cargo das secretarias de Educação, Assistência Social e do Departamento do Centro Cultural (subdivisão da Educação).

Inicialmente, a noite do dia 12 foi tomada pelos espetáculos das escolas municipais e particulares trazendo muita dança, teatro e música. A primeira apresentação foi do Instituto Educacional Inhumense dançando a música, Asa Branca, de Luís Gonzaga. Logo após, a Escola Municipal Luís Pedro de Carvalho apresentou a história da comunidade Jabuti, o conto de mesmo nome, mostrou suas belezas, riquezas e mistérios.

A Escola Municipal Tia Neném Brito através das alunas do 4º e 5º ano, exaltaram a cultura junina com o Remix Nordestino incrementado por batidas modernas ao forró tradicional de Dominguinhos, Elba Ramalho e Luís Gonzaga.

A Escola Municipal Porfírio Mendes de Moura sacudiu a plateia com o Xaxado de Maria Bonita, dança cultural que surgiu no Nordeste do século XVI originário de Serra Talhada, no interior pernambucano, muito praticada na época pelos cangaceiros da região como forma de comemorar suas vitórias. O Tango Nordestino da Escola João Amilton encantou a todos num show de habilidades, finalizando com Feira do Mangaio.

Representante da escola Porfírio Mendes de Moura, Maura Santos, afirmou que as atividades culturais servem para proporcionar maior integração entre as escolas e de modo geral com a sociedade.

Publicidade

 “É um momento onde interage várias escolas onde mostrar sua cultura e tem espaço para mostrar as riquezas de suas localidades”, ressaltou.

O secretário de Educação e Cultura, Marcos Antônio Rufino, avaliou a noite de apresentações.

“Essa noite de apresentações é o resultado de um trabalho contínuo da Prefeitura Municipal de Inhuma através da Secretaria de Educação da qual estou a frente. Nós estamos ininterruptamente a procura de melhorias para o nosso município e esta noite nossos alunos demonstraram o quanto nosso trabalho vale a pena”, relatou Marcos Antônio Rufino.

Para a professora, Karla Silvana, a comemoração do aniversário de Inhuma é um acontecimento muito importante principalmente para o resgate da cultura do município.

“É um momento de mostrar a sociedade através dos estandes que o município possui artesanato e seus talentosos artesãos. Fizemos uma apresentação com alunos do Pré I e II, do Instituto Educacional Inhumense dançando a música de Luís Gonzaga, Asa Branca”, explicou ressaltando o quão valoroso o artesanato é o resgate cultural do município.

Publicidade

“Agradecemos o convite feito pelo secretário de Educação, Marcos Antônio. Foi uma apresentação belíssima”, agradeceu.

Da Escola João Hamilton, Ana Paula que é coordenadora do grupo de dança Feira de Mangaia, avaliou o evento e destacou que a organização foi evolutiva no decorrer dos anos.

“A organização vem evoluindo cada vez mais com o passar dos tempos. As apresentações vêm se aperfeiçoando e com relação as atrações, são bandas boas”, disse.

Após as escolas, foi a vez da Quadrilha Estrela do Vigário brilhar na quadra externa do Poliesportivo Mussa Demes, mostrando todo seu talento junino.

A noite da quinta-feira (13) os grupos atendidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os órgãos dirigidos pela secretária Rosimar Pacheco apresentaram seus trabalhos desenvolvidos na área da dança, arte e música.

Publicidade

Houve apresentações de dança, violão, percussão e Capoterapia com crianças, adolescentes, mulheres e idosos que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As apresentações desta última noite foram conduzidas pelos usuários dos programas executados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária, que tem a frente a secretária Rosimar Pacheco.

A primeira apresentação foi da Companhia de Dança: Crianças do SCFV apresentando danças típicas do Nordeste. Grupo integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os adolescentes da companhia de dança mostraram todo o gingado do Carimbó.

O Grupo Vida Leve composto pela equipe Mulheres do Sossego realizou uma apresentação pautada nos costumes juninos misturados a dança sulista denominada Jardineira.

Os alunos da turma de violão do Serviço de Convivência tocaram o coração dos presentes com a voz e o violão.

Encerrando as apresentações da noite, os idosos mostraram-se mais alegres e cheios de vida dançando A Valsa dos Idosos com acompanhamento ao som do berimbau e do atabaque com a exibição do grupo de Capoterapia.

Publicidade

O professor do Instituto Brasileiro de Capoterapia, Denis Costa, que acompanha os idosos nas atividades, marcou presença no aniversário de emancipação política e explicou o procedimento sobre a prática.

“É uma metodologia voltada para o público de maior idade. É uma metodologia interativa e motivacional que através do som do berimbau instiga as pessoas procurarem ir um pouco além do limite. Trabalhamos aqui em Inhuma com atividades semanais todas as segundas-feiras, às 16h. São mais de 80 idosos que participam e tem gerado uma expectativa muito positiva porque é muito fascinante ver as pessoas procurando fazer exercícios, e melhorar a qualidade de vida através de algo tão simples por meio da cantiga, do movimento […] esse aniversário de Inhuma é um presente para a população”, destacou o professor.

A secretária de Trabalho e Ação Comunitária, Rosimar Pacheco avaliou as ações.

“As nossas ações são de grande relevância para a melhoria de vida das famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Nossas crianças, adolescentes, idosos, a família como um todo, precisa de nossa atenção, por isso que diariamente ofertamos oficinas de convivência para eles, através dos nossos programas”, disse a Secretária Rosimar Pacheco.

O público atendido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebem diariamente oficinas de dança, esporte, jiu-jitsu, violão, percussão, flauta e Capoterapia, serviços esses que foram implantados na gestão do Prefeito Silva Júnior.

Publicidade

_Presenças:

Na noite cultural estiveram presentes: o prefeito Silva Junior; a primeira-dama Maxshuellma Rufino Borges; o vice-prefeito Antônio de Deus Gonçalves Aguiar (Deuzin Aguiar); o presidente da Câmara, José Raimundo de Carvalho “Zé Prego”; o secretário de Administração, Filipe de Oliveira Rufino Borges; o controlador do Município, João Maurício de Oliveira Gonçalves; o secretário de Educação e Cultura, Prof. Marcos Antônio de Oliveira Rufino; a secretária Municipal de Trabalho e Ação Comunitária Rosimar Pacheco de Moura Gonçalves; o secretário Municipal de Agricultura, Erivan Almondes; o secretário de Governo, Moacir Gonçalves de Carvalho; o secretário de Juventude, Cidadania, Esporte e Lazer, Edmilson dos Santos Junior; o secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Orlando de Sousa Baldoíno; a vereadora Kátia Cortez de Oliveira Gonçalves; a vereadora Amanda Leal Nunes; o vereador Rômulo Gonçalves de Sousa; o vereador Gesciano Pereira de Moura; a vereadora Mara Rita Gonçalves;  a vereadora Maria Aparecida dos Santos Baldoíno; a vereadora Euzenir de Sousa Gonçalves; o secretário de Comunicação da Prefeitura de Ipiranga Piauí João Mendes Filho e a assessora de comunicação Michele Borges.

-Veja mais fotos:

_3º dia – 2º dia de apresentações:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS