Connect with us

Inhuma

NUCA de Inhuma participa da 1ª Assembleia Territorial da Juventude em Francinópolis

Publicado

em

Foi realizada durante toda esta terça-feira (16) na cidade de Francinópolis, a 1ª Assembleia Territorial da Juventude do Vale do Sambito. Com o tema: “Políticas Públicas para Infância e Juventude”, o evento reuniu caravanas dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes de 9 municípios compreendentes ao território que é composto pelo total de 15 cidades.

Entre os Núcleos estava o NUCA de Inhuma, acompanhado pela secretária de saúde e primeira-dama, Maxshuellma Rufino, representando o prefeito Silva Júnior.

A abertura foi realizada na praça dos Bambus com credenciamento, café da manhã e acolhimento dos jovens e sociedade civil em geral. Logo após, a composição solene com as autoridades, o enredo do Hino do Piauí tocado pela banda de música do município de Francinópolis, a realização das apresentações culturais e desfile cívico pelas principais ruas do município e palestras.

Secretária de Saúde de Inhuma, Maxshuellma Rufino, no uso da palavra parabenizou pela iniciativa e saudou à todas as autoridades como vereadores e secretários ressaltando a importância de despertar o sentimento de cidadania nos jovens sendo como principal objetivo do encontro.

“Estamos pela primeira vez em Francinópolis com o NUCA  de Inhuma e fazer política públicas com a juventude é muito emocionante […] os jovens representam o futuro e as possibilidade de mudança e valorização da qualidade de vida dos nossos municípios. Nossa missão hoje, frente a administração pública é muito séria e, nós precisamos valorizar, por isso essa união de força entre prefeito, secretários, vereadores e todas as pessoas responsáveis pela administração pública municipal têm hoje o único objetivo aqui, que é melhorar a qualidade de vida, o meio ambiente e as políticas públicas de modo geral”, ressaltou.

Publicidade

“Quero parabenizar pelo empenho e tantos talentos. Investir na juventude é nossa maior riqueza e o nosso maior tesouro porque vemos neles a possibilidade de futuros administradores ainda melhores e mais conscientes dos problemas que temos”, declarou.

A secretária municipal de saúde e também articuladora do Selo Unicef da cidade de Inhuma, recomendou para a juventude abraçar a causa.

“Abracem essa causa porque ela é grande e muito nobre. Vocês representam os futuros administradores de nossos municípios. Aprendam a vivenciar a cidadania, a participação social e se envolvam com os movimentos ecológicos e tudo que tenham a ganhar com isso porque vão deixar de mensagens para as futuras gerações”, recomendou a articuladora.

Posteriormente se dirigiram para ao Plenário Antônio Soares da Fonseca, na Câmara de Vereadores, onde foram entregues pelo coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, livros sobre o Estatuto da Juventude. Na ocasião foi ministrada palestra, oportunidade em que os jovens apresentaram propostas de melhorias para juventude.

Dr. Vicente fez seu agradecimentos à primeira-dama de Inhuma e parabenizou pela participação.

Publicidade

“O município de Inhuma está de parabéns pela participação no evento”, disse.

O palestrante no uso da palavra felicitou os jovens e as autoridades presentes de vários municípios.

“Gostaria de saudar e agradecer pela presença de todos aqui vindos da cidade de Inhuma, Valença, Várzea Grande, Barra da Alcântara, Ipiranga, Elesbão Veloso, Lagoa do Sítio, Santa Cruz dos Milagres, Várzea do Piauí, Pimenteiras entre outras”, agradeceu.

Após o almoço, na parte da tarde no plenário da Câmara, foi aplicado questionários para os municípios com objetivo de avaliação do desempenho de cada um. Após os questionários fora debatidas estratégias e planos para a juventude como um todo. Na oportunidade foi tratado temas pertinentes como:

– Diagnostico da Criança e do Adolescente nos municípios;

Publicidade

– Caravana da Juventude nos municípios;

– Semana da Juventude do Território Vale do Sambito;

– Criação dos Conselhos Municipais de Juventude;

– Núcleo de Cidadania para Adolescentes Selo Unicef;

– Planos Municipais de enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes

Publicidade

Estiveram presentes: a Presidente do Conselho Territorial do Vale do Sambito, Lidiane Veloso; o prefeito Municipal de Francinópolis do Piauí, Paulo César; o prefeito municipal de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Moura; o vice-prefeito de Ipiranga, Gilvá Ramos, juntamente com o secretário de Cultura, Willian Mendes; a vereadora Lívia Fontes, entre outros membros da administração ipiranguense.

O evento contou com a presença do Coordenador Estadual da Juventude, Vicente Gomes e a caravana composta por 25 pessoas da cidade de Inhuma: o grupo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA); a primeira-dama, Maxshuellma Rufino, o secretário de Juventude, Edmilson Júnior; os orientadores sociais, Renan e Marcos Vinicius – mobilizador do Selo Unicef; a vereadora Euzeni Sousa; a conselheira do Vale do Sambito, Selma Rufino e a diretora da Escola Municipal Monsenhor Lopes, Bruna Lara Borges da Silva.

-Veja fotos:

     

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS