Connect with us

Jacobina do Piauí

Conferência discute melhorias para a Saúde em Jacobina do Piauí; veja fotos

Publicado

em

“A Conferência é uma excelente oportunidade da gestão ouvirmos a população”, disse o prefeito do município de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, durante a VII Conferencia Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira, 10, na Câmara Municipal, com o objetivo de avaliar os serviços, discutir os desafios, perspectivas e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde no município.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde, o fórum reuniu representantes dos poderes públicos o município – Executivo e Legislativo -, profissionais da saúde e a sociedade civil organizada.

A Conferência teve como tema central “Rede de Atenção à Saúde: Avanços e Desafios em Tempo de Crise”. O evento foi aberto pela secretária municipal de Saúde, Tailane Cruz Carvalho, que deu as boas vindas a todos e convidou aos participantes a apresentarem proposições para aprimoramento dos serviços públicos ofertados no município.

Tailane Cruz, secretária de Saúde

O prefeito GD e o vice-prefeito Valderlei Carvalho também se pronunciaram na cerimônia de abertura. Com discursos semelhantes, destacaram a importância da participação ativa da população na Conferência, indicando o que precisa ser melhorado.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, que foi feito pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Rodrigues, foi realizada a palestra magana da Conferência, abordando o tema central, ministrada pela conferencista Maria Gorete Pereira. Em seguida, após o intervalo, a enfermeira Kátia Porto apresentou as Redes de Atenção à Saúde do município de Jacobina do Piauí.

Publicidade

As duas palestras e os eixos temáticos serviram de subsídio para as discussões dos grupos de trabalho formados por representantes de diversos segmentos. Os grupos elaboraram propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde. Os relatórios produzidos pelos grupos temáticos foram apresentados na plenária final.

Grupos de Trabalho

Dentre as propostas, capacitações periódicas para os profissionais da saúde, informatização dos prontuários dos pacientes, funcionamento de postos de saúde 24 horas, aquisição de máquina de raio X, a realização de coletas de exames nas UBS situadas na zona rural, ampliação das equipes da saúde da família, fortalecimento das parcerias entre a Saúde e outros órgãos municipais, dentre outras.

Prefeito GD

Após acompanhar a apresentação das propostas, o prefeito GD parabenizou e agradeceu aos pelas sugestões dadas e reafirmou seu compromisso de trabalhar cada dia mais pela melhoria da Saúde, área apontada pelo gestor como prioritária em sua gestão. Gederlânio frisou que, dentro possível, o município irá as reivindicações feitas na Conferência.

A conferencista Maria Gorete elogiou e pediu uma salva de palmas para o prefeito e o vice pela participação em todos os momentos da Conferência. “Estão realmente de parabéns, Em todos os municípios por onde passei, nunca um prefeito participou de toda a Conferência, e em Jacobina estão aqui o prefeito, o vice e a primeira dama”, disse.

Ao final, os participantes foram certificados e os agentes de endemias receberam kit de trabalho.

Também estiveram presentes na Conferência a primeira dama Vera Rodrigues Oliveira, o secretário de Educação, Geeldo Sousa Silva, o secretário de Meio Ambiente, Gerson Miranda (Nem), o secretário de Administração, Silvam Santos, os vereadores Osvan Aquino e Edilene Rodrigues (Dilora), dentre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS