Connect with us

Jacobina do Piauí

Em busca novas alternativas, prefeito de Jacobina do PI participa do Congresso das Cidades

Publicado

em

Em busca de novas alternativas que colaborem para promover cada vez mais o desenvolvimento do município de Jacobina do Piauí, o prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, participou pela segunda vez, do Congresso das Cidades do Piauí.

Apresentando como tema central “Gestão, Inovação, Desenvolvimento Humano”, o evento aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina, com a participação de mais de 200 gestores municipais e lideranças estaduais e nacionais.

Promovido pelo Sebrae no Piauí, Grupo Cidade Verde de Comunicação e o Governo do Estado, o II Congresso das cidades contou com uma vasta programação, composta por palestras, oficinas temáticas, seminários, fóruns, workshops, feira de soluções tecnológicas, exposições e Hackaton.

Dentre os palestrantes no auditório principal, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Cals.

Outros dois momentos bastante aguardados foram a cerimônia de premiação do 10º Prêmio Prefeito Empreendedor, que selecionou oito municípios – Santa Rosa do Piauí, Campo Maior, Água Branca, Paulistana, Cristino Castro, Antônio Almeida, Barras e Teresina –, e o sorteio de uma ambulância zero quilômetro, cujo município ganhador foi Caldeirão Grande do Piauí.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO:
FOTOS | Congresso das Cidades – 1º dia
-FOTOS | Congresso das Cidades – 2º dia
-FOTOS | Congresso das Cidades do Piauí – 3º dia


Em entrevista, o prefeito GD disse que o evento proporciona troca de ideias e acesso a inovações. “Participei desde a primeira edição do Congresso das Cidades, que é um evento muito importante, com palestrantes renomados no Brasil, além da troca de experiências e ideias com os colegas prefeitos, a APPM e outros órgãos participantes. Ou seja, é um evento de suma importância que desperta na gente novas ideias e projetos para serem implementadas no nosso município.”, destacou.

O jovem prefeito, que está em seu primeiro mandato, falou também que os prefeitos precisam se adaptar a crise para prosseguir trabalhando pelos municípios. “A gente tem que tentar cada vez mais procurar formas de economizar e, com pouco, fazer muito.  Com essa crise, temos que nos adaptar. Não é fácil, mas temos conseguido manter o trabalho no município. E com a falta de recursos, temos que buscar alternativas diferentes para investir. É que estamos fazendo aqui.” falou.

O prefeito GD frisou que o Congresso abordou o empreendedorismo como uma das estratégias para o fortalecimento da economia local. “Empreendedorismo é uma das alternativas que nós temos trabalhado em nosso município.”, disse, citando os projetos de fomento à produção de ovinos e caprinos. “Jacobina é maior criador de ovinos e caprinos do Estado, e desde que assumi, temos trabalhado muito nessa área.”, disse. Uma das iniciativas em execução para o fortalecimento do setor foi o resgate da feira de ovinos e caprinos do município, a Ovinocaprishow, que promove um intercâmbio entre produtores e abre portas para a comercialização dos animais produzidos no município. “O intuito é que aumente a comercialização e a Secretaria de Agricultura está trabalhando firme para mostrar uma diferença nesse ramo, que é o nosso potencial.”, disse.

Este ano, a 5ª edição da feira acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho.

Publicidade

 

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS