Connect with us

DESTAQUES

Em Jacobina do PI, campanha ‘Setembro Amarelo’ termina com Seminário pela valorização da vida

Publicado

em

Setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio em todo o Brasil. Esse período foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Hoje, no Brasil, o suicídio já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer. Ainda assim, o assunto ainda é pouco discutido pela população. O principal objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio, tendo em vista que uma das principais estratégias de combate é o conhecimento sobre o assunto. É preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas como as que o Brasil vivencia atualmente.

No município de Jacobina do Piauí, apesar o baixo índice de casos, a Prefeitura Municipal aderiu à campanha ‘Setembro Amarelo’ e realizou, através das Secretarias de Assistência Social, em parceria com a Educação e Saúde, diversas atividades de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ação teve como base dados de um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, que revelou que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados.

A temática foi abordada em debates e rodas de conversa envolvendo alunos das escolas das redes públicas municipal e estadual, na sede e na zona rural do município. Na cidade, na última semana, foi realizada panfletagem no centro comercial. Outra ferramenta utilizada na campanha foi o rádio, através do qual, os profissionais puderam levar a mensagem de conscientização a um grande número de pessoas.

A campanha encerrou na última sexta-feira, 29, no Espaço Festa, com a realização do I Seminário de Mobilização pela Valorização da Vida, quando a conceituada psicóloga Graça Moura, ministrou uma palestra com o tema “Desistir p’ra quê? Dias melhores virão”. A palestrante falou sobre os fatores de risco, como a tentativa prévia. “Pessoas que tentaram suicídio previamente têm até seis vezes mais chantes de tentar novamente”, disse.

Publicidade

Dra. Graça esclareceu, também, sobre os mitos sobre o suicídio e chamou a atenção para o comportamento do suicida e o que pode se feito para evitar o suicídio, destacando a importância de ações como o “Setembro Amarelo”. “Devemos incentivar a promoção à saúde mental pública, com palestras e grupos de autoajuda nas escolas; incentivar a mídia para realizar campanhas preventivas; e evitar enfatizar os métodos empregados pelos suicidas”, pontuou.

O Seminário contou com a participação da dupla de cantores gospel, Paulo Henrique e Arthur, que cantaram músicas que estimularam a valorização da vida.

“O nosso objetivo é conscientizar as pessoas do quanto a vida é valiosa, preciosa, e o quanto nós precisamos amá-la e valorizá-la. A vida foi um dom que Deus nos deu. Portanto, devemos tê-la como algo precioso”, disse Valdete Rodrigues, assessor técnico da Assistência Social, salientando a importância de se discutir com a população esse tema tão sério. Ele acredita que, com o apoio de profissionais qualificados como, psicólogos e assistentes sociais, é possível trabalhar a valorização da vida e combater o suicídio.

Ao término, a secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, dirigiu agradecimentos a todos os profissionais envolvidos na Campanha “Setembro Amarelo”, e a todos as pessoas que dedicaram seu tempo para ouvir as orientações, as mensagens levadas à sociedade através das diversas atividades realizadas.  “Nós estamos encerrando hoje a campanha em si, mas o sentimento de valorização e zelo pela vida deve permanecer em nós durante todo o ano.  Vamos nos sensibilizar, olhar para o próximo com mais amor, vamos dar atenção às pessoas, dar ouvido e atenção a quem precisa”, disse.

O prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, como é conhecido, parabenizou a todos os envolvidos na campanha e anunciou que o ‘Setembro Amarelo’ passa a integrar o calendário de eventos do município, assim como outras campanhas, como o “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”.

Publicidade

“Esse é um problema grave, que tem tirado a vida de pessoas no Brasil, no Piauí e em Jacobina, ao longo do tempo, e por isso, requer a nossa atenção. A partir desse ano, nós vamos estar realizando a campanha de prevenção ao suicídio”, disse o prefeito, orientando as pessoas procurarem ajuda profissional. “O município tem todo o suporte para ajudar as pessoas a enfrentarem esse problema. A gente tem equipe para acolher e acompanhar as pessoas que precisarem. É importante a atuação desses profissionais. Para todo problema há uma saída. Momentos difíceis existem, mas dias melhores virão”, pontuou.

I Seminário de Mobilização pela Valorização da Vida encerrou com o sorteio de brindes entre os presentes.

Outras autoridades também estiveram presentes no Seminário, como a primeira dama Verônica Rodrigues, o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, os vereadores Osvan Aquino, Erivan Carvalho, Edilene Rodrigues (Dilora), os secretários municipais Geeldo Silva (Educação), Chico Abreu (Agricultura), Tailane Carvalho (Saúde), Edilson Gomes (Finanças), dentre outros.

Veja mais fotos do Seminário:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS