Connect with us

Jacobina do Piauí

JACOBINA | Obras de construção de escola são paralisadas e prejudica alunos; secretário explica motivos e culpa ex-prefeito

Publicado

em

As obras de construção de uma escola modelo na cidade de Jacobina do Piauí estão paralisadas há cerca de oito meses. Em entrevista, o secretário municipal de Finanças, Erasmo Sousa, falou sobre o problema e afirmou que se trata de mais um mal feito deixado pelo ex-prefeito do município, José de Oliveira Filho, o Zé Filho (PT).

O projeto prevê que sejam investidos um montante de recursos superior a 1,6 milhões de reais, para a construção de uma escola padrão FNDE, com seis salas de aula, dois laboratórios, uma biblioteca e uma quadra poliesportiva. No entanto, o sonho dos alunos matriculados no Ensino Médio – modalidade ofertada pela na Rede Estadual de Ensino -, de estudarem numa escola com toda a infraestrutura necessária, foi adiado, frustrando as expectativas da comunidade escolar.

DSC_0059

As obras, segundo o termo de aditivo 03/14, ao contrato nº 197/2013, deveriam ter sido concluídas pela Construtora Norma LTDA até 27 de fevereiro de 2015. Só que, mais uma vez o prazo estipulado não foi cumprido. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí, o referido contrato firmado entre a empresa e a Secretaria Estadual de Educação, teve o prazo de vigência prorrogado até 31 de dezembro de 2015.

DSC_0053

O secretário relatou que, diante da paralisação das obras, a prefeita Juscirene Oliveira de Almeida Sousa (Mocinha) foi até a Seduc buscar informações. “Achávamos que seria falta de recursos, mas notamos que em outros municípios as obras estavam em andamento. Só ao procurarmos a Seduc constatamos que se tratava de outro grave problema, de mais uma atitude desonesta do ex-prefeito”, disse.

Erasmo jacobina

Erasmo Sousa, secretário municipal de Finanças

O impasse na levou a empresa responsável a paralisar a obra. Segundo afirmou Erasmo, na ação, o suposto proprietário pede um valor de 80 mil reais pelo terreno. “Estão querendo vender um terreno que é de propriedade do Estado. É como se fosse um sequestro do dinheiro público, uma chantagem: ou dá o dinheiro, ou a obra não sai”, disse.

Publicidade

“E mais uma vez a população e os alunos é quem sofrem as consequências dos atos do ex-prefeito. […] O município está precisando da nova escola, pois os alunos da rede estadual estão estudando numa escola do município, a Escola Municipal Severo Rocha, que é insuficiente e está em péssimas condições, precisando de reforma”, disse Erasmo.

Outro caso
O secretário de Finanças ressaltou que esse não é o primeiro caso de doação ilegal de terrenos do município praticado pelo ex-prefeito Zé Filho. “Nós estamos construindo uma outra quadra poliesportiva coberta por trás da Escola Municipal Severo Rocha, e quando fomos iniciar a obra, apareceram donos do terreno”, disse. Para não paralisar ou até mesmo perder a obra, Erasmo disse que o município teve que comprar o terreno de dois supostos proprietários, investindo 28 mil reais.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS