Connect with us

Jacobina do Piauí

Justiça Eleitoral realiza mutirão em Jacobina do PI; 84% do eleitorado já foi recadastrado

Publicado

em

A Justiça Eleitoral do Estado do Piauí está realizando a terceira e última etapa do recadastramento com coleta de dados biométricos do eleitorado em 15 Zonas Eleitorais, abrangendo a 42 municípios do Piauí. O prazo termina dia 06 de março.

Visando garantir mais acessibilidade ao eleitorado, a Justiça Eleitoral, em parceria com as Prefeituras Municipais, ampliou a capacidade de atendimento e está realizando mutirões nos municípios termos das Zonas Eleitorais.

No município de Jacobina do Piauí, termo da 38ª Zona Eleitoral de Paulistana, o mutirão foi realizado no período de 08 de janeiro a 10 de fevereiro, em um espaço cedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além da infraestrutura e apoio logístico, o município também disponibilizou quatro servidores.

O trabalho deu resultado. Conforme dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Jacobina do Piauí possui o maior índice de eleitores recadastrados na 38ª Zona. Até o último dia 15 de fevereiro, 4.100 eleitores já haviam realizado o recadastramento biométrico, o que corresponde a 84,43%, bem próximo da meta prevista pela Justiça Eleitoral, que é de 85%. Jacobina tem 4.856 eleitores inscritos, dos quais, 756 ainda não realizaram a revisão.

O prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, e a primeira dama Verônica Rodrigues, estiveram entre os eleitores que aproveitaram o mutirão no próprio município para realizarem o recadastramento. Ao realizar a revisão com a coleta dos dados biométricos, o gestor comentou a facilidade oferecida aos eleitores, que não tiveram que se deslocar até a cidade de Paulistana, sede da Zona, para realizar o procedimento.

Publicidade

“Nós firmamos essa parceria com a Justiça Eleitoral com esse objetivo, de facilitar a vida do eleitorado de Jacobina, trazendo o mutirão para o nosso município, e dessa forma, garantir mais acessibilidade aos serviços do Cartório Eleitoral e evitar que as pessoas tivessem que ir até Paulistana para realizar o recadastramento. Fico feliz em ver os resultados, em saber que a grande maioria da população aproveitou essa oportunidade para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral”, disse o prefeito GD.

Ana Karoline, servidora da Justiça Eleitoral que acompanhou a realização dos trabalhos em Jacobina, salientou que o prazo segue até o dia 06 de março, e os eleitores que por algum motivo não puderam realizar o recadastramento durante o mutirão em Jacobina, poderão procurar o Cartório Eleitoral da 38ª Zona, situado na Avenida Wall Ferraz, em Paulistana, e realizar o procedimento.

“Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral e levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço. O atendimento é de 7 às 13 horas”, disse a servidora.

O recadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições de 2018.

_38ª Zona
Outros municípios que integram a 38ª Zona Eleitoral são Paulistana, que possui 15.951 eleitores inscritos, dos quais, 11.854 já realizaram o recadastramento, o que corresponde a 74,32%; Acauã, com 5.578 eleitores inscritos e 4.666 já recadastrados; Betânia do Piauí, com 5.458 eleitores inscritos e 4.272 já revisados, o que corresponde a 78,27%; e Queimada Nova, que possui um eleitorado de 6.998, dos quais, 79,51% já realizaram o recadastramento, o que corresponde a 5.564 eleitores.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS