Connect with us

Jacobina do Piauí

Palestras marcam encerramento da 2ª Semana do Bebê de Jacobina do Piauí

Publicado

em

Com o tema “Cuidando da primeira infância”, a Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, através de outras parcerias, realizou entre os dias 26 e 29 de novembro, a II Semana do Bebê, que busca reforçar as ações de saúde voltadas às crianças de 0 a 6 anos.

O evento de encerramento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29, no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, e contou com a participação de mães, gestantes, pais, crianças, profissionais de Saúde e autoridades locais.

O evento foi aberto com o pronunciamento do vice-prefeito de Jacobina, Vanderlei Carvalho, que ressaltou a importância do evento. “Quero dar boas-vindas a cada mãe e seus bebês. Essa semana do bebê é de grande importância na vida de cada um de nós. Cada mãe, gestante, sabe o quanto é bom ter uma criança saudável e que ela possa crescer sempre saudável na nossa sociedade. E para que nós possamos ter uma boa sociedade depende desses primeiros passos, desde a gestação até se tornar uma pessoa adulta, porque a criança depende do pai e da mãe. E nós da gestão também temos essa responsabilidade de contribuir com o crescimento de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, por isso, abraçamos essa causa junta com vocês, pois sabemos da importância de termos mães, crianças e uma sociedade saudável. Espero que no final desse evento tenhamos aprendido um pouco mais a cuidar das nossas crianças” disse.

Após os pronunciamentos, tiveram início as palestras que foram ministradas por três profissionais do município, a Enfermeira Poliana Rodrigues, o Fisioterapeuta Edmário Santos e o Nutricionista Abel Oliveira.

A Enfermeira Poliana Rodrigues abordou o tema “Primeiros Socorros” e falou sobre engasgamento, afogamento, queimadura, intoxicação, choque e queda. Poliana também ensinou quais procedimentos devem ser feitos em cada caso.

A segunda palestra, ministrada pelo nutricionista Abel Oliveira, foi sobre Alimentação. O profissional abordou a alimentação em cada fase, ressaltando a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, inclusão de alimento entre 6 e 7 meses, com três pequenas refeições ao dia, com o alimento amassado ou ralado; contato com o alimento com as mãos entre 8 e 9 meses e alimentação normal a partir de 1 ano, oferecendo alimentos variados e buscando estimular a criança a comer sozinha.

Publicidade

Por fim, o Fisioterapeuta Edmário Santos, falou sobre a importância da atividade física para gestantes e pós gestantes, exemplificando a caminhada, que deve ser feita antes das 10 da manhã ou depois das 16h, sempre com a realização de alongamentos antes e depois da atividade. O profissional ainda destacou que a atividade só deve ser feita a partir de indicação médica.

Após as palestras, a secretária de Saúde, Verônica Oliveira, a Vera, agradeceu a presença de todos. “Gostaria de agradecer a presença de todos vocês e encerramos essa semana do bebê. Espero que vocês tenham tirado o máximo de proveito e qualquer necessidade podem procurar a gestão para a geste estar tentando resolver o problema” disse ela.

Verônica ainda fez uma avaliação positiva do evento. “A avaliação é bastante positiva. A gente já vem fazendo esse trabalho, organizando ele com todo cuidado, porque eventos com crianças e gestantes tem que ter toda atenção, com o intuito de tentar buscar o máximo de informações para as mães” disse ela ao portal Cidades na Net.

Ivaneide Sousa, que participou do evento, falou da importância do mesmo. “A semana do bebê é muito boa porque a gente aprende muitas coisas relacionadas ao dia a dia dos bebês. Eu participei no primeiro dia também e gostei de tudo, é uma ação muito boa” disse.

Ana Paula Rodrigues, que já tem um filho e está grávida de três meses, disse que ação é muito importante. “O evento é muito importante porque as mães, principalmente as de primeira viagem, adquirem diversos conhecimentos sobre primeiros socorros, como cuidar direitinho, como alimentar, todos de grande importância” disse ela, ressaltando que também adquiriu novos conhecimentos “Aprendi também, principalmente em relação aos primeiros socorros, na questão da queimadura, porque a gente sempre tem a ideia de pôr outras coisas em cima do ferimento, mas o certo é apenas colocar embaixo de água corrente, e isso eu ainda não sabia” disse ela.

Publicidade

No final, foram entregues lembrancinhas e servido um lanche.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS