Connect with us

Jacobina do Piauí

Passeata e blitz encerram ações de combate a violência sexual de crianças e adolescentes em Jacobina do PI  

Publicado

em

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma data que busca mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. No município de Jacobina do Piauí, uma série de ações foram promovidas com o objetivo de estender o alerta.

Com o tema “Jacobina do Piauí protege”, as ações foram realizadas  pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.  As atividades iniciaram com uma capacitação para os professores. E durante toda a semana aconteceram  palestras educativas e rodas de conversas sobre o tema, nas escolas da rede municipal e estadual  de ensino da zona urbana e rural.

As palestras aconteceram  na  Severo Rocha,  escola municipal e estadual e nas escolas municipais das localidades Juazeiro do Secundo, Pedra Redonda e Morro de Dentro.

Para culminar as atividades, foram realizados no sábado, 19, uma passeata e blitz educativa. Alunos professores e gestores saíram em caminhada da escola Severo Rocha até Espaço Festa, no centro da cidade, onde foram realizados uma apresentação e a blitz educativa, com adesivagem de veículos.

O coordenador do CRAS, Valdete Aquino, falou sobre as ações desenvolvidas. “Promovemos diversas atividades de enfrentamento a violação do direito  de crianças e adolescentes, com o intuito de sensibilizar  e orientar  a população sobre o abuso e exploração sexual desse público, com destaque para divulgação de canais de denúncia, como disque 100 e a rede de proteção”, disse.

A secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, acrescentou que a finalidade é despertar toda a sociedade sobre o tema por meio de ações de conscientização. “Buscamos chamar a atenção da  população sobre este tema, onde levamos palestras para a comunidade escolar e  a passeata para a sociedade em geral, que devem ter engajamento contra esse problema, para que possamos executar medidas eficazes que protejam todas as crianças e adolescentes”, afirmou.

O prefeito de Jacobina,  GD,  como é conhecido, parabenizou todos os envolvidos pelo empenho e dedicação na realização das ações, que segundo ele, é de extrema importância para a  proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual. “A informação,  prevenção e a conscientização tem um papel  fundamental no combate ao abuso  exploração sexual de crianças e adolescentes”, completou o gestor.

Publicidade

Participaram  do evento,  o Prefeito, Gederlânio Oliveira, o GD, do vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, da secretaria de Assistência Social, Rejane Sousa e do coordenador do CRAS, Valdete Aquino,  o secretário de Agricultura, Chico Abreu, além de alunos, professores, crianças e adolescentes do NUCA e a equipe do CRAS  e da Assistência Social.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS