Connect with us

Jacobina do Piauí

Políticas públicas da assistência social são discutidas em Conferência; veja fotos

Publicado

em

O município de Jacobina do Piauí realizou nesta quinta-feira, 30, a Conferência Municipal da Assistência Social. O evento foi realizado durante todo o dia no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com a participação de representantes do poder público, dos profissionais, usuários e da sociedade civil organizada.

A Conferência é um espaço de caráter deliberativo promovido pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal, com o objetivo de avaliar e debater as políticas públicas do setor nas instâncias municipal, estadual e federal, propondo novas diretrizes que visam consolidar  e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

O município promove de Jacobina promove o evento pela sexta vez. A edição deste ano teve como tema “Consolidar o SUAS rumo a 2026 – O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferencistas foi a conceituada assistente social Maria Goretti Teixeira, que explanou o tema e os eixos da palestra magna.

DSC_0029

Na palestra, Goretti enfatizou as conquistas e avanços do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em 10 anos de existência. “Passada uma década de sua implantação no Brasil, são indiscutíveis os avanços e as conquistas”, disse, destacando o programa Bolsa Família, uma ação de grande alcance social que beneficia a mais de 1.200 famílias no município de Jacobina, injetando mensalmente um grande volume de recursos na economia local.

Encerrada a palestra, os participantes se dividiram em grupos para aprofundar os debates e elaborar as propostas para a construção de uma política de assistência social que contemple aos anseios da realidade local. As propostas foram apresentadas pelos grupos e aprovadas pela plenária.

Publicidade

O secretário Finanças, Erasmo Sousa, representou a prefeita municipal no evento. Em seu pronunciamento, o gestor enfatizou a importância da realização das Conferências como um momento em que se fortalece a democracia e se ouve os anseios e necessidades da população. Nosso desejo era que mais pessoas participassem e dessem sua opinião, sua reivindicação”, disse.

DSC_0049

O secretário também destacou a importância do programa Bolsa Família para o sustendo das famílias carentes do município. “O programa é um sucesso no nosso município, não apenas no ponto de vista econômico, como organizacional. Jacobina já recebeu até prêmio pelo trabalho que é desenvolvido pela equipe do programa”, disse. Erasmo ainda falou sobre a reforma do Cras, cuja obra já foi licitada. O espaço será melhorado, inclusive, climatizando a área de eventos. O governo municipal planeja, ainda, a construção de uma área de lazer.

DSC_0019

Geane César, coordenadora do Cras, elogiou a realização da Conferência, enfatizando as propostas apresentadas pelos participantes. “Foi um momento proveitoso, onde ouvimos a população, avaliamos o que já foi feito e o que pode ser feito para avançarmos ainda mais os serviços socioassistenciais”, disse. A assistente social elencou ações que já são realizadas pela Secretaria de Assistência Social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede do município e nas comunidades rurais Pedra Redonda e Juazeiro Secundo; o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família; o programa Bolsa Família; dentre outros.

Dentre outros, estiveram presentes autoridades do município, como os secretários Erasmo Sousa (de Finanças), Gilonete Almeida (de Assistência Social), Francisco Almeida (de Educação), o vereador Francisco Abreu, Elton Sousa, presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outros.

DSC_0027 DSC_0034 DSC_0033 DSC_0008

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS