Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeito de Jacobina do Piauí vai a Brasília em busca de recursos para o município

Publicado

em

Mobilizados pela APPM – Associação Piauiense de Municípios, mais de 90 prefeitos de municípios do Piauí participaram, esta semana, em Brasília, da Mobilização Nacional Municipalista, que faz parte da campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”. O objetivo, pressionar por medidas que tragam alívio à crise, que tem inviabilizado a gestão nos municípios.

Na terça, 21, e quarta-feira, 22, os gestores municipais reivindicaram soluções emergenciais para os problemas enfrentados nos municípios, em virtude da queda de receitas. A principal reivindicação foi a liberação de um novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), repassados por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos, reclamam da falta de recursos para o pagamento do 13.º salário, além dos atrasos nos repasses para os fornecedores e problemas com a gestão dos programas federais.

Na intensa agenda na capital federal, os prefeitos apresentaram suas demandas para a bancada federal do Piauí, realizaram caminhadas no Congresso Nacional e fincaram barcos como forma de mostrar a preocupação de todos com a crise que assola os Municípios brasileiros, e participaram de um encontro com o presidente da República, Michel Temer.

O movimento municipalista novamente demonstrou sua força. O presidente Temer determinou que fosse repassado, até dezembro, o Auxílio Financeiro (AFM) de R$ 2 bilhões aos municípios brasileiros, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Deste, os municípios piauienses receberão metade do valor que receberam do 1% do FPM em julho.

O presidente da APPM, Gil Carlos falou sobre a conquista. “Com muita luta conseguimos, o Auxílio Financeiro com o presidente Michel Temer, que autorizou o repasse de 2 bilhões de reais para os municípios de todo o Brasil. Com isso, os municípios do Piauí receberão metade do valor que receberam do 1% do Fundo de Participação em julho, então a nossa sugestão é de que os prefeitos façam seus cálculos, e vejam a melhor forma de investir esse dinheiro que será repassado”, conclui.

Publicidade

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, como é conhecido, foi um dos prefeitos piauienses presentes na Mobilização Nacional. Gestor em seu primeiro mandato, ele afirma que tem enfrentado dificuldades de implementar seu plano de governo.

“Me candidatei prefeito com um sonho, um projeto de poder trabalhar e desenvolver o meu município, mas tenho enfrentado dificuldades de executar meu plano de governo por causa da crise econômica e a redução das receitas próprias. […] Essa é mesma a realidade de outros municípios. Por isso nós fomos mais uma vez a Brasília reivindicar dos deputados e senadores do Piauí, do presidente da República, a liberação de recursos para amenizar a situação dos municípios”, disse GD, afirmando que continuará sua busca incessante por melhorias para Jacobina. “É um compromisso meu com o povo de Jacobina, buscar recursos para obras e ações que possam melhorar a vida das pessoas”, pontuou.

Com informações e fotos da APPM/CNM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS