Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeito GD acompanha criadores de Jacobina do PI em feira agropecuária

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí realizou no final do mês de julho – nos dias de 28, 29 e 30 – a oitava edição da ExpoCaboclos, feira de ovinos e caprinos. O evento reuniu pequenos e grandes criadores, compradores e empresários do ramo no Piauí e dos estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia, proporcionando um grande intercâmbio de experiências.

Dentre criadores os presentes, Osmar Antônio Carvalho e Frutuoso Justino de Carvalho, ambos do município de Jacobina do Piauí.

Osmar reside na comunidade Lagoa da Pedra e levou para a feira 13 ovinos da raça Berganês, dos quais, um borrego de 5 meses de idade, que foi vendido a R$ 700, e uma borrega, comercializada a R$ 600.

O criador, que é membro da Associação de Criadores de Ovinos e Caprino do município Jacobina do Piauí, destacou que as feiras são grandes oportunidades de negócio e de aprendizagem. “A exposição de Jacobina mesmo foi ótima. Já tinham sete anos que não acontecia em nossa cidade. A exposição estimula os criadores para a criação de animais de raça. Esse interesse foi percebido quando viram que meu criatório deu certo”. disse.

Frutuoso levou 14 animais da raça ovino Bergamácia e Dorper. Embora não tenha comercializado nenhum dos animais até o momento da entrevista, o criador destacou o valor de participar da feira, tendo em vista a oportunidade de expor seus animais, conversar criadores e compradores, trocar experiência e participar dos cursos.

Publicidade

Em entrevista, Frutuoso frisou que é a criação de ovelhas é uma das principais alternativas do homem do campo. “É muito mais vantajoso do que a criação de gado e a plantação. Pra gente que mora nessa região seca, é a melhor saída”, disse.

O prefeito de Jacobina, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, também participou da ExpoCaboclos acompanhado do secretário de Agricultura, Francisco Abreu, e do secretário de Administração, Silvam Santos.

O gestor visitou as baias dos expositores do seu município e manifestou a satisfação em ver os mesmos participando da feira e expondo animais de raça. “Fico feliz em ver dois dos melhores criadores de nossa região participando dessa grande feira e representando bem o nosso município. Osmar e Frutuoso são dois criadores referência em Jacobina. Prova disso é a genética dos animais deles e por estarem participando das feiras comercializando e adquirindo conhecimentos novos”, disse.

GD disse que esse o objetivo da ‘Ovinocaprishow’, promovida pela Prefeitura Municipal de Jacobina nos dias 14, 15 e 16 de julho, é estimular os criadores do município a melhorares seus rebanhos. “Muitos ainda não se despertaram para a importância da melhoria da genética dos seus rebanhos, ou não tem condições de se deslocarem para participar de feiras em outras cidades. Por isso nós realizamos a Ovinocaprishow como forma de oportunizar a participação dos criadores de Jacobina. E foi um sucesso. Jacobina é uma das cidades que mais cria, mas, primeiro, precisamos melhorar o rebanho parar depois buscarmos o mercado necessário para alavancar a produção. Daqui há quatro anos estaremos em outro nível”, pontuou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS