Connect with us

GERAL

Prefeito sanciona lei que institui o Dia do Vaqueiro em Jacobina do Piauí

Publicado

em

O vaqueiro, uma das figuras mais simbólicas e representativas do Nordeste brasileiro, ganha cada dia mais destaque no município de Jacobina do Piauí. Na última terça-feira, 16, o prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira sancionou a Lei que institui no calendário oficial de festas e comemorações do município o Dia do Vaqueiro.

O Projeto de Lei foi proposto pelo vereador Erivan Carvalho de Sousa (SD) e aprovado pela Câmara Municipal de Jacobina do Piauí em sessão ordinária realizada no dia 02 de julho.

Conforme o texto, o Dia do Vaqueiro será comemorado anualmente no segundo domingo de o mês de julho e o Poder Executivo regulamentará as comemorações desse dia em todo o território municipal.

“Essa é uma homenagem mais que justa aos valentes e destemidos vaqueiros, que fazem parte da história do nosso município, do Estado e do País.”, disse o prefeito GD, como é conhecido.

Foi a gestão do prefeito Gederlânio que idealizou e realizou, em 2017, a primeira cavalgada de Jacobina do Piauí, dentro da programação da feira de ovinos e caprinos do município, a Ovinocaprishow. A cavalgada ganhou destaque e tem atraído um número maior de participantes a cada ano.

Publicidade

Esse ano, em sua terceira edição, a cavalgada foi realizada no domingo, dia 14 de julho, e reuniu 856 vaqueiros de Jacobina, de outros municípios e até de outros Estados. “A cavalgada é o resgate da cultura local, onde o vaqueiro, importante figura, simboliza a luta e os costumes do homem do campo de Jacobina.”, pontuou o prefeito.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS