Connect with us

GERAL

Secretaria de Educação capacita merendeiras em Jacobina do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no último sábado, 22, I Capacitação de Merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu na Unidade Escolar Severo Rocha, com o tema “Boas práticas de manipulação de alimentos nas escolas”.

A capacitação teve início com uma palestra ministrada pela nutricionista responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do município, Cleiane Araújo, que mostrou a importância de manter as boas práticas nas escolas, práticas estas de organização e higiene necessárias para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e assegurar que a merenda chegue de forma segura aos alunos. O intuito é evitar a ocorrência das DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos, que são causadas pela contaminação dos alimentos por práticas inadequadas de higiene e manipulação durante o preparo das refeições.

No decorrer da palestra, a nutricionista exemplificou os tipos de contaminações, fez uma demonstração de como ocorre a contaminação cruzada, ressaltou a importância da higiene pessoal adequada e como mantê-la e os comportamentos que devem ser evitados. Houve, também, dinâmicas como o jogo encontre o erro do manipulador de alimentos (merendeiras) e sobre a higienização correta das mãos. Cleiane Araújo também utilizou um questionário com orientações para a resolução de problemas do cardápio escolar no decorrer das semanas.

Cleiane Araújo informou que o cardápio escolar foi elaborado de acordo com os gêneros alimentícios disponíveis, respeitando os hábitos e a cultura da região, e que o mesmo está sujeito a alterações durante o período letivo. Ela ressaltou a importância de seguir corretamente o cardápio elaborado para evitar a repetição de preparações e o desperdício dos gêneros alimentícios estocados e também o cuidado com o uso do açúcar, sal e óleo nas preparações para a prevenção das Doenças Crônicas não Transmitidas – DCTs como Diabetes, Hipertensão arterial e colesterol comum entre crianças e adolescentes. “Um dos objetivos da Alimentação escolar é incentivar a Alimentação Saudável nas escolas”, disse.

No encontro, as merendeiras também receberam um kit com EPIs – Equipamento de Proteção Individual.

Publicidade


Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS