Connect with us

Jacobina do Piauí

Secretaria de Saúde de Jacobina do PI realiza Dia D de vacinação contra a gripe

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina do Piauí, está realizando durante este sábado (12) o “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe). A ação, que teve início às 8 horas, segue até as 17.

Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Básica de Saúde da sede e na Escola Petrônio Portela, também na zona urbana do município. “Geralmente, a meta para a campanha da influenza é boa, o Dia D é proveitoso e a gente consegue atingir um bom número. Ainda não temos o balanço, mas vamos informar meio dia e ás 17 horas, mas as pessoas sempre comparecem” ressaltou a enfermeira do PSF e coordenadora da Imunização no município, Poliana Rodrigues.

De acordo com ela, inicialmente foram vacinados os profissionais da saúde e na próxima semana terá inicio os atendimentos na zona rural. “Estamos começando hoje com o Dia D porque tínhamos pouca vacina, pois estamos recebendo por etapa. Iniciamos com os profissionais de saúde e começaremos na próxima semana os roteiros do interior. Segunda faremos com os professores nas escolas e na quarta começam os atendimentos na zona rural, quando já estaremos com a quantidade suficiente de vacinas” informou.

O público prioritário da campanha de vacinação são crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, que são : A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Após a aplicação podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para orientações.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS