Connect with us

Jaicós

JAICÓS | 10 anos da Festa do Vaqueiro leva multidão do povoado Várzea Queimada; fotos

Publicado

em

Uma festa cultural que cresce a cada ano. Assim pode ser definida a Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada, uma grande comunidade situada zona rural do município de Jaicós que há 10 anos realiza homenagens ao valente “herói do sertão”, um dos principais ícones da cultura piauiense.

Organizada pelos vaqueiros Edmundo Ricardo, João da Cruz e Zezé de Frutuoso, com o apoio da comunidade, com o objetivo valorizar e manter viva a cultura popular nordestina. O evento teve início no sábado (23) com o desfile para a escolha das rainhas dos vaqueiros. Na modalidade mirim, 12 candidatas disputaram o título. Maria de Fátima foi a escolhida pelos jurados e ficou o título de Rainha. Em segundo lugar ficou Maria Clara, em terceiro Maria Núbia e em quarto, Fabíola Sousa.

DSC_2262

Na modalidade jovem, outras 11 candidatas entraram na passarela. Foram julgados os quesitos simpatia, elegância e desenvoltura. Manuela Barbosa foi a melhor e conquistou o concorrido título de Rainha. Letícia Rilary ficou com o título de Madrinha dos Vaqueiros, e Rose Kelly, com a faixa de Princesa.

DSC_2146

O segundo dia começou ainda na madrugada. Antes mesmo do nascer do sol, os vaqueiros começaram a se preparar para o longo dia de apresentações. Após vestirem os acessórios – gibão, perneira, protetor de peito e o chapéu – fizeram as orações, um ritual considerado necessário.

DSC_2507

A alvorada anunciou a abertura da programação, seguida de café da manhã e a pega do boi, uma competição realizada em uma propriedade rural fechada, onde os valentes homens mostraram a habilidade. Em seguida, os vaqueiros voltaram suas orações novamente para Deus, num gesto de agradecimento. Eles participaram da missa celebrada pelo padre Manoel Moura, na Igreja de São Sebastião, padroeiro da comunidade.

Publicidade

DSC_2403

DSC_2413

Após o almoço comunitário, foi realizada a cavalgada pelas ruas do povoado. Montados em seus cavalos, companheiros de luta, eles desfilaram e atraíram a atenção do público. Em meio aos valentes e guerreiros vaqueiros, mulheres que abrilhantaram ainda mais a cavalgada. Dentre elas, a vereadora Jozete Carvalho (Pretinha) e a rainha, a princesa e a madrinha dos vaqueiros, que conduziam as bandeiras do Brasil, Piauí e do município de Jaicós. Ainda a tarde, as toadas e aboios foram instrumentos de homenagem aos vaqueiros.

DSC_2500

DSC_2539

DSC_0002

Outro destaque da 10ª Festa do Vaqueiro foi o show com a Banda Ki Agita. Um público recorde lotou a quadra e consolidou esta edição como uma das maiores da história de 10 anos. Além do fator cultural, a festa se destaca também no setor econômico, com a geração de renda. Diversas barracas foram montadas para receber os visitantes.

DSC_0148

O ex-vereador João de Edmundo, a filha, a vereadora Jozete Carvcalho (Pretinha) e o secretário de Assistência Social, Francisco Carvaho (Kim), estiveram dentre os envolvidos na organização e comemoraram o sucesso do evento.

DSC_2281

DSC_2448

DSC_0054

O evento recebeu a visita de diversas autoridades, dentre estes políticos, como a prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto; a deputada estadual Margarete Coelho; o prefeito de Massapê, Chico Carvalho; vereadores e secretários municipais de Jaicós. Também prestigiaram a festa os candidatos a deputado estadual Júlio Arcoverde e Firmino Paulo.
[divider]
VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA:

– 1º dia da Festa do Vaqueiro – desfile

Publicidade

– 2º dia Festa do Vaqueiro – álbum I

– 2º dia Festa do Vaqueiro – álbum II
[divider]

DSC_2364

DSC_2373

DSC_2445

DSC_2459DSC_2455

DSC_2489

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS