Connect with us

Campo Grande do PI

223 eleitores da 19ª Zona Eleitoral de Jaicós podem ter o título cancelado

Publicado

em

No Piauí, dos 16.927 eleitores que estavam irregulares com a Justiça Eleitoral, apenas 510 compareceram até o dia 02 de maio para se regularizarem. Isso representa apenas 3% do total de eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições e podem ter o título cancelado em breve. Em todo Brasil são quase 1,9 milhão de eleitores na mesma situação.

O levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta semana, contabilizou também que nos quatro municípios que integram a 19ª Zona Eleitoral – Jaicós, Campo Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Patos do Piauí – 223 eleitores poderão ter seus títulos cancelados. Dos 234 eleitores que estavam irregulares, apenas 11 procuraram a Justiça Eleitoral e regularizaram a situação.

MUNICÍPIO TOTAL INICIAL NÃO REGULARIZADO REGULARIZADO
Jaicós 110 104 06
Campo Grande do Piauí 27 25 02
Massapê do Piauí 56 54 02
Patos do Piauí 41 40 01
Total 243 223 11

Quem não regularizou a situação do título eleitoral poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Em 2015, foram cancelados 1.711.267 títulos de eleitores que não regularizaram a situação junto à Justiça Eleitoral. Já em 2013, um total de 1.354.067 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2012.

Publicidade

Cancelamento
O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. A relação dos eleitores que podem ter o título cancelado deve ser consultada no site do TSE ou nos cartórios eleitorais — a Justiça Eleitoral não faz comunicação por e-mail ou correspondência.

O cidadão pode consultar sua situação na aba Eleitor no link “Consulta por nome”, entre outros tópicos, localizada na barra verde superior da homepage do Portal do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Cidades na Net, com informações do TRE-PI/CidadeVerde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS