Connect with us

Jaicós

Açude Tiririca volta a abastecer a cidade de Jaicós

Publicado

em

[ad#336×280]O açude Tiririca voltou a abastecer a cidade de Jaicós. Na manhã deste sábado (11), os equipamentos que foram reinstalados pela Agespisa durante a semana voltaram a operar e realizar a captação de água da represa.

Segundo informou João de Edmundo, diretor do escritório local da Agespisa, o abastecimento foi liberado para toda a cidade e a água já chegou na maioria das residências. De início, alguns problemas foram constatados, como o rompimento da tubulação em diversos pontos e a coloração da água. “Eram problemas já esperados, afinal, a tubulação estava sem uso há muito tempo. Houve, portanto, o ressecamento dos canos ou algum dano por conta do tráfego de veículos. Nós estamos monitorando e trabalhando para evitar desperdícios. A população tem ajudado informando onde existem vazamentos e nós estamos recuperando”, disse.

Prefeita Waldelina e o diretor da Agespisa, João de Edmundo em visita a ETA

Sobre a coloração da água, que apresenta característica barrenta, o diretor explicou que são sujeiras da tubulação. “Antes de liberar água para a tubulação nós realizamos a limpeza dos dois reservatórios, que também apresentavam sujeita. Com relação à tubulação, só é possível limpar com a passagem da água. É importante informar que toda a água captada no açude está sendo devidamente tratada na estação e muito em breve tudo se normalizará”, afirmou.

Estação de Tratamento onde a água está sendo tratada – Foto: Ismael Silva

A expectativa da Agespisa é que a água acumulada no açude seja suficiente para abastecer a cidade até o final do ano. Para isso, a Agespisa vai racionar. “Por enquanto foi liberada água par toda a cidade, mas nós já estamos planejando a alternância de dias para determinadas áreas da cidade”, disse o diretor, que fez um apelo aos consumidores pelo uso consciente. “Pedimos a compreensão da população com relação ao uso racional da água. É importante que não haja desperdício”, pontuou.

A cidade de Jaicós tem aproximadamente 10 mil habitantes e, segundo dados da Agespisa, possui cerca de 4 mil ligações. Com a suspensão da captação de água do açude, ocorrida em julho de 2014, uma parcela da população passou a ser abastecida por poços tubulares. Outra parte, principalmente os bairros com maior altitude, ficou sem água, pois o volume captado dos poços é insuficiente.

Publicidade

Desafio
O novo diretor da Agespisa, João Batista de Carvalho, ou João de Edmundo, como é conhecido, é agente operacional da Agespisa, ex-vereador de Jaicós e atual presidente do Partido Progressista no município. Sua filha, a jovem odontóloga Jozete Alves Carvalho a Pretinha, como é conhecida, é vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal. Com influência e bom relacionamento no Governo do Estado, João de Edmundo assumiu o cargo no dia 20 de março após o governador Wellington Dias (PT) reafirmar o compromisso de que seria resolvido o problema do abastecimento de água na cidade de Jaicós, com a construção de uma adutora da barragem Poço de Marruá, situada no município de Patos.

“É um grande desafio assumir a Agespisa nesse momento crítico, diante da falta de água. No entanto, assumimos essa missão com o objetivo de lutar, de nos empenhar e reivindicar junto ao Governo do Estado para que esse problema seja resolvido”, disse.

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS