Connect with us

Jaicós

ADAPI de Jaicós intensifica barreira sanitária contra Peste Suína Clássica no limite de Pio IX com Ceará

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), está intensificando as fiscalizações e realização de barreiras sanitárias em todo o estado, com o intuito de evitar a entrada de animais vindos do estado do Ceará, que desde outubro do ano passado, tem enfrentado um surto de Peste Suína Clássica (PSC).

Com o intuito de proteger o rebanho suídeo do Piauí, que atualmente possui uma média de 1.700.000 cabeças, diversas ações estão sendo implantadas. Como parte desse trabalho, o órgão iniciou nesta terça-feira (11), uma operação de reforço de barreiras sanitárias em todo o estado.

A ADAPI do município de Jaicós, que tem como coordenador o médico veterinário Abdias Último, tem trabalhado intensamente a vigilância epidemiológica em suínos, visto que o Ministério da Agricultura recomendou que toda e qualquer entrada de suínos do Ceará para o Piauí está temporariamente proibida.

A ADAPI de Jaicós está realizando uma barreira na cidade de Pio IX, na divisa com o Ceará, que segue até a sexta-feira, 15 de março, com a participação do médico veterinário Abdias Último e apoio da Polícia Militar.

O coordenador da ADAPI, em Jaicós, Abdias Último, explicou o intuito da ação. “Essas barreiras sanitárias tem como objetivo bloquear qualquer entrada de suínos oriundos do estado do Ceará, para evitar que o vírus da Peste Suína Clássica adente no estado do Piauí, tendo em vista que no Ceará houve um surto de 40 propriedades com sorologia positiva para a PSC.O ministério da Agricultura tem preconizado para ADAPI fazer essas barreiras tanto aqui na região de Pio IX, com a divisa do Ceará, como na região Norte” disse.

Está sendo reforçada a vigilância nas barreiras sanitárias nos postos fixos de vigilância agropecuária que o Piauí possui na divisa com o Ceará e também nos estabelecimentos e propriedades com suínos.

Publicidade

Nesta semana uma suspeita de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Água Branca foi descartada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). A suspeita no Piauí estava sob investigação após os produtores identificarem sinais clínicos compatíveis com a doença.

A ADAPI ainda já divulgou uma série de recomendações para prevenir a Peste Suína Clássica (PSC) no território piauiense, como a vigilância constante nas condições de manejo e trânsito do rebanho piauiense, o compromisso de buscar a Adapi quando surgir dúvidas sobre a sanidade suídea e notificá-la sobre os possíveis sintomas identificados nos rebanhos.

A Peste Suína

A Peste Suína Clássica, também conhecida como peste suína, cólera suína ou febre suína clássica é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus que acomete suínos domésticos e silvestres.

Além da mortalidade, os principais sinais clínicos nos suínos com suspeita de PSC são febre alta, lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos, conjuntivite, falta de apetite e fraqueza e problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio).

A transmissão ocorre pelo Contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue); Propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas; Utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação dos animais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS