Connect with us

DESTAQUES

Agespisa esclarece sobre água barrenta distribuída em Jaicós. Veja!

Publicado

em

Diante das inúmeras reclamações feitas por moradores do município de Jaicós na última semana, com relação à má qualidade da água distribuída pela empresa Águas e Esgotos do Piauí (AGEPISA), a reportagem do Cidades na Net conversou com o chefe do escritório local da Agespisa, João de Edmundo, em busca de esclarecimento sobre o assunto.

“Gostaria de deixar bem claro à população jaicoense que a água do açude Tiririca está vindo tratada, própria para o consumo. A questão dessa água barrenta distribuída nos últimos dias é um problema desses dois poços explorados no Bonsucesso, que abastecem o Centro. E o problema não é somente nos poços da agespisa, mas na maioria dos poços que lá existem” esclareceu.

Durante a entrevista, João de Edmundo explicou o motivo da má qualidade da água. “Estamos aproveitando os poços tubulares, temos na região do Bonsucesso dois poços tubulares que abastecem o Centro da nossa cidade e na verdade, o problema da água barrenta aconteceu somente no Centro da cidade, onde recebe água desses dois poços. Nesse período as águas naquele local ficam um pouco leitosas, existe muita argila naquela região e quando chove bastante as águas se misturam e ela vem barrenta” explicou ele.

De acordo com ele, após as reclamações recebidas os dois poços foram isolados. “Recebemos a cobrança e a Agespisa, imediatamente, respeitando o usuário, isolou os dois poços daquela região. O que para nós, ao mesmo tempo, é ruim, pois eram dois poços que abasteciam a cidade, mas infelizmente, a água daquela região está imprópria nesse período. Isolamos e estamos abastecendo do Tiririca, mas não sabemos até quando porque o volume de água que se encontra é insuficiente” falou.

João de Edmundo, coordenador da Agespisa em Jaicós

Segundo ele, as reclamações são inúmeras, inclusive pela falta de água.  “As reclamações foram grandes, até mesmo em função da falta de água que temos hoje em Jaicós. Tínhamos uma promessa do Governo do Estado para que trouxesse água de Patos para abastecer Jaicós, mas isso não aconteceu e nós estamos sendo abastecidos por poços tubulares e açude Tirica, embora o volume de água do açude esteja apenas em 30%, o que não é suficiente para atender a demanda do município” disse.

Açude Tiririca está com 30% de sua capacidade

Devido à baixa quantidade de água no Tiririca, a Agespisa vem há um longo período realizando racionamento no município. “A partir de amanhã vamos funcionar alternando, dia sim, dia não, pelo motivo de não dar para atender a cidade de uma só vez. Dividimos em três etapas, bairros Centro, Serranópolis e Nova Olinda. Nossa Estação de Tratamento (ETA) é insuficiente para tratar a água e atender a todos, então, estamos fazendo esse trabalho” disse.

Publicidade

Ainda de acordo com ele, dos 18 poços perfurados no município, apenas 6 estão auxiliando o açude.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS