Connect with us

Jaicós

Câmara aprova homenagens a jaicoenses e denomina praça, escola e UBS

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta sexta-feira (1), dois Projetos de Lei de autoria do Poder Legislativo Municipal, denominando praça, escola e unidade de saúde.

O PL 10/2017, de autoria da vereadora Oziana da Silva Oliveira – PSD, denominando de Praça Geraldo Coutinho Lélis o espaço público, conhecido como Feira da Castanha/Feijão, localizado em frente à residência da família, ao lado da Casa Odilom Reis.

O homenageado nasceu em 19 de dezembro de 1937, filho de José Rafael Leal Lélis e Amália Coutinho Lélis, e pai de João Paulo Feitosa Lélis e avô de João Pedro Castro Lélis. Iniciou seus estudos em Picos, conclui o 1° grau no Ginásio Padre Marcos, em Jaicós; e trabalhou como funcionário público na Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí.  “Geraldinho, como era conhecido, é merecedor dessa singela homenagem”, pontuou a autora.

Em outro Projeto, a vereadora Jozete Alves de Carvalho – PP, denominou de Adão Barbosa o prédio da Unidade Básica de Saúde, e de Manoel Barbosa o prédio da Escola Municipal, ambos situados no povoado Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós.

Adão Barbosa era filho de João Raimundo Barbosa e Joana de Jesus, nasceu no Povoado Várzea Queimada, onde se criou e trabalhou, deixando um legado na comunidade, onde todos são seus familiares. Manoel Barbosa era filho de João Raimundo Barbosa e Joana de Jesus, foi um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada, local onde nasceu e se criou, constituindo família que até os dias atuais fazem parte daquela comunidade.

Publicidade

A vereadora autora salientou que os dois homenageados são irmãos e já tem seus nomes nos prédios da Unidade Básica de Saúde e Escola Municipal, porém, não há nenhuma lei regulamentando a denominação. “Esta Casa não poderia deixar passar despercebida esta questão, tornando oficial a homenagem a estes homens de bem que nasceram e se criaram no Povoado Várzea Queimada. Justifica-se a homenagem, visto que os homenageados foram pessoas que sempre identificaram-se e dedicaram-se à comunidade”, disse Pretinha, como é conhecida.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS