Connect with us

Jaicós

Campanha de vacinação contra febre aftosa inicia nesta sexta-feira (01)

Publicado

em

O Coordenador da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí) em Jaicós Pi, Médico Veterinário Drº Abdias Último, comunica a todos os criadores de gado que a vacinação contra febre aftosa etapa I/2015, terá início em 01 de Maio  a 31 do corrente mês,  com Certificação d até 15 de junho para comprovação de imunização do rebanho

O Veterinário faz um alerta  “Agora, mais do que nunca, é importante que o criador atenda ao nosso chamado e vacine seu rebanho, pois temos o compromisso de manter a certificação internacional do Estado como zona livre de febre aftosa com vacinação. Essa é uma responsabilidade nossa, governo e criadores”, afirma o coordenador.

Além da vacinação do rebanho, os criadores devem comprovar a imunização nos escritórios da ADAPI onde tem suas propriedades registradas. A não vacinação do rebanho no período permitido acarretará em multa por animal não vacinado. Caso vacine e não comprove a imunização no período oficial, o criador será multa “Além das multas, os criadores inadimplentes com a vacinação não poderão transitar com os animais fora da área de suas propriedades, pois não conseguirão emitir as GTA’s [Guias de Trânsito Animal]”.

A comprovação da vacinação contra a febre aftosa deve ser feita no escritório da ADAPI, onde o criador realizou o cadastro de seu rebanho. Para comprovar, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra das vacinas e atualizar o cadastro do seu rebanho junto à agência agropecuária. “Precisamos, hoje, de uma grande parceria com os criadores, pois temos o mesmo objetivo que é vacinar para manter a área livre contra a febre aftosa”, destacou o Veterinário, Último.

Após a finalização do prazo para a comprovação, a agência dará início à busca dos criadores inadimplentes com a fiscalização das propriedades, de acordo com o levantamento realizado pelo órgão. Os criadores inadimplentes receberão o auto de infração e serão informados sobre a multa correspondente ao tamanho de seu rebanho não vacinado, além de terem que cumprir a vacinação em prazo especial, com o acompanhamento de fiscais estaduais agropecuários, finalizou o Veterinário.

Publicidade

Quaisquer dúvidas, procurar o escritório da ADAPI que está localizado ao lado do prédio do EMATER E/OU LIGAR PARA 89 3457-1494 DAS 08 A 12 HS.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS