Connect with us

DESTAQUES

Carreta Sesc Saúde da Mulher chega a Jaicós e vai ofertar mais de 1 mil mamografias gratuitas 

Publicado

em

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 02,  deu início aos atendimentos  do Projeto Carreta Sesc Saúde da Mulher Jaicós. O veículo está estacionado na praça da Prefeitura e vai realizar mais de mil mamografias durante 30 dias.

A unidade móvel realiza exames de prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero e promove ações educativas direcionadas à saúde da mulher, e todas as atividades são gratuitas. A Carreta Sesc tem como objetivo contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio da implantação de unidades móveis, direcionadas ao rastreamento do colo do câncer do útero e de mama.

Na abertura, a assistente social do Sesc Mulher, Maria José, agradeceu a recepção e disse ser uma satisfação atender no município de Jaicós. ” Fomos muito bem recebidos em Jaicós e quero agradecer a parceria, pois o câncer é uma causa urgente, é a segunda maior causa de morte de mulheres no país, então a prevenção é necessária. E dizer que estamos aqui para bem atender a todas”, ressaltou.

O coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, também agradeceu a parceria com o Sesc, por estar trazendo o atendimento para Jaicós. “Temos uma grande quantidade de pacientes que, eventualmente, fazem tratamento do câncer mama e colo do útero e não conhece a real situação,  por isso,  é tão importante essa sensibilização,  tanto para a prevenção dessas doenças, como mobilizar as mulheres sobre esses canceres. Que tenhamos um bom trabalho e possamos colher bons frutos”, frisou.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite,  agradeceu a parceria  com Sesc para prevenção desses canceres, que tanto atingem as mulheres. “Nosso município está de portas abertas para receber essa equipe e para que possam  fazer o melhor pelo nosso povo”, disse.

Publicidade

Após o desenlace da fita, autoridades presentes no evento conheceram as instalações da Carreta, e em seguida, os atendimentos tiveram início.  Os serviços serão  ofertados de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, onde serão atendidas uma média de 36 pessoas por dia.

A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para as ações educativas. O exame de câncer de mama é gratuito e destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Em entrevista, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que o objetivo geral da carreta do Sesc é reforçar a prevenção das doenças. “A gente já trabalha essa prevenção no município, mas, a demanda é grande e a oferta pouca, além de demorar um pouco para chegar o resultado, por conta de ser feito pelo SUS, por isso,  como forma de reforçar as ações de prevenção, buscamos a parceria com o  Sesc, onde o resultado é imediato, é tudo informatizado,  e se houver casos graves, eles já nos acionam para iniciar o processo de tratamento”, explicou.

Kainã Mendes, informou que o Sesc mulher vai disponibilizar só para Jaicós aproximadamente, 750 mamografias.  Ainda segundo ele,  foi realizada uma parceria com a Secretaria de Saúde de Belém do Piauí, onde serão atendidas pessoas do município entre os dia 15 e 19 de julho. Ao todo, quase 1.500 procedimentos devem ser realizados.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS