Connect with us

DESTAQUES

Católicos mantém a tradição de celebrar a festa religiosa do Morro dos Três Irmãos em Jaicós

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, dia 3 de maio, fiéis católicos enfrentaram a íngreme subida do Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município de Jaicós, distante cerca de 18 km da sede, para participarem da Missa da Venerada Santa Cruz, uma tradição que se mantém viva há várias décadas.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A santa missa foi presidida pelo padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, e concelebrada pelos padres Edivaldo Santos, da Paróquia de São Sebastião, em Patos do Piauí, e Francisco Pereira Borges, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, e pelo diácono Paulo Henrique.

DSC_0144

Num gesto de fé e devoção, sob um sol forte, centenas de fiéis elevaram suas orações aos céus. São pessoas do próprio município, ou vindos de toda a região, até mesmo de outros Estados. Para muitos, 3 de maio é dia de agradecer pelas graças alcançadas.

A aposentada Maria do Carmo da Conceição, de 80 anos, viajou mais de mil quilômetros para participar pela primeira vez da missa do Morro dos Três Irmãos. Ela reside em Açailândia, no Maranhão, e, acompanhada da filha, subiu ao alto do Morro para pagar uma promessa. A idosa depositou o ex-voto, uma figura esculpida em madeira representando parte do seu corpo, como testemunho público de gratidão a uma graça alcançada.

Publicidade
Dona Maria do Carmo, pagadora de promessa

Dona Maria do Carmo, pagadora de promessa

Ela contou que no dia 4 de setembro do ano passado sofreu uma acidente doméstico e cortou um pé. Passados 90 dias, o problema persistiu. “Eu tive medo de medo de ter que amputar o pé. Aí me apeguei a Deus e fiz um pedido pra Venerada Santa Cruz”, disse. Maria do Carmo relatou que três dias depois de fazer o pedido, o ferimento começou a melhorar. “Hoje eu vim agradecer, pois fiquei boa”. Muito religiosa, a aposentada concluiu afirmando que se Deus permitir, voltará no próximo ano.

Melhorias
Após transtornos enfrentados pelos fiéis que participaram da festa religiosa no ano passado, um grupo de pessoas de uniu para melhorar o acesso ao topo do Morro dos Três Irmãos.

Os trabalhos do mutirão denominado “Amigos da Terra” tiveram início no dia 16 de maio, logo após a realização da tradicional missa, e foram concluídos no último dia 29 de abril. Todo voluntário, com a contribuição da Paróquia e da população, o trabalho consistiu no alargamento da trilha, construção da escadaria e implantação de corrimão.

A aposentada Mônica Maria elogiou as melhorias implantadas

A aposentada Mônica Maria elogiou as melhorias implantadas

Hoje, quem subiu ao Morro dos Três Irmãos fez elogios. A aposentada Mônica Maria da Conceição, de 84 anos, participa da santa missa há dez anos, e disse que a construção da escadaria melhorou o acesso ao Morro. “Esse ano, depois que fizeram essas escadas, ficou muito mais fácil pra gente subir, principalmente pra mim que já sou idosa. Foi um alívio, um sossego”, disse.

Zé Artério, um dos voluntários do mutirão

Zé Artério, um dos voluntários do mutirão

José Artério, um dos voluntários do mutirão “Amigos da Terra”, disse que a população elogiou as melhorias implantadas. “As pessoas gostaram do serviço. Recebemos vários elogios e agradecimentos. Hoje a gente viu as pessoas subindo e descendo sem tumultuar. Era isso que a gente queria, facilitar o acesso e dar mais segurança, principalmente para as pessoas mais idosas, que agora podem se apoiar no corrimão. […] Fizemos tudo isso com a graças a Deus e a boa vontade de muitas pessoas, que se juntaram para ajudar”, disse. O traalho foi realizado em várias etapas, sempre aos domingos. Segundo Zé Artero, a cada etapa apareciam mais voluntários.

Publicidade
Pessoas se apoiam no corrimão para descer o morro

Pessoas se apoiam no corrimão para descer o morro

A mobilização foi elogiada pela Igreja, no final da celebração da santa missa. Um banner foi instalado no início da escadaria com imagens de todas as etapas do mutirão, o nome de todos os voluntários e doadores.

Feriado Municipal
A Missa do Morro dos Três Irmãos é uma dos maiores e mais tradicionais eventos religiosos do município. O dia 3 de maio é feriado no município de Jaicós, por força de lei municipal sancionada no ano de 2006, através de Projeto de Lei de autoria do então vereador Ivo Farias de Oliveira.

Ex-vereador Ivo Farias, autor do PL que instituiu o feriado municipal

Ex-vereador Ivo Farias, autor do PL que instituiu o feriado municipal

Em entrevista, Ivo falou sobre a proposta. “Na época, eu fiz uma consulta junto a sociedade e encontrei apoio para propor o Projeto. Levei em consideração a importância cultural e religiosa da festa do Morro dos Três Irmãos, que sempre envolveu muito fiéis católicos, sobretudo, do município de Jaicós. O objetivo de tornar essa data feriado municipal era oportunizar que mais pessoas pudessem participar, como de fato aconteceu”, disse.

Fonte de Pesquisa
A tradição à cerca da festa religiosa da Venerada Santa Cruz, no Morro dos Três Irmãos, será tema do trabalho de conclusão de curso universitário Josiel Carvalho, acadêmico do 8º período do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí, no campus de Picos.

Joziel Carvalho pesquisa sobre a história da festa religiosa

Joziel Carvalho pesquisa sobre a história da festa religiosa

Ele esteve na missa desta terça-feira coletando informações. “Pretendo resgatar a história da festa do Morro do Três Irmãos, a partir dos relatos orais dos fiéis, ouvindo pessoas que fazem suas promessas para a Santa Cruz ou para um outra divindade, e quanto alcançam essa graça, depositam seu ex-voto no topo do Morro, e, também, através de possíveis documentos que possam vir a existir na Igreja”. Fotografias, matérias jornalísticas publicadas em meios de comunicação, serão fontes de pesquisa também serão fontes.

Publicidade

Joziel pretende pesquisar não apenas o ponto de vista religioso, como também, a mitologia à cerca da denominação do Morro. “Existem várias versões sobre a denominação do Morro. Como diz a lenda, três irmãos caçadores teriam morrido nessa região”.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS