Connect with us

Jaicós

Coordenador da Atenção Básica de Jaicós apresentará projeto de intervenção durante evento em Brasília

Publicado

em

Representando o município de Jaicós, o Coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Kainã Mendes, apresentará um projeto de intervenção, durante o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, em Brasília.

O encontro do Aedes na Mira integra a programação do XXXV Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que acontece entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília, com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”.

O Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, de iniciativa do Conasems e desenvolvido em conjunto com entidades parceiras, tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito Aedes aegypt e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da Saúde.

Kainã Mendes apresentará o projeto “A importância da notificação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) para planejamento de ações em saúde”, no dia 4 de julho. O trabalho foi um dos 120 selecionados, entre os 1500 projetos analisados por uma banca de especialistas.

O Coordenador explicou que foram selecionados os projetos que se destacaram no curso Aedes na Mira. “Esse encontro servirá para unir autores de vários estados e ao mesmo tempo, permite o encontro de todos os projetos de intervenção que tiveram destaque durante a realização do curso que foi disponibilizado pelo CONASEMS, o Aedes na Mira. Ao final do curso o propósito era fazer um projeto de intervenção para aplicar no município e fiz esse projeto e ele foi bem aceito. Do país todo, fizeram uma seleção de 120 trabalhos e Jaicós está no meio, representado por mim” disse.

Publicidade

Kainã Mendes explicou o objetivo do projeto de intervenção. “O foco é trabalhar as arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho tem o objetivo de estabelecer estratégias que possam melhorar o trabalho voltado a essas arboviroses no município. Por exemplo, implementar o plano de contingência das arboviroses, que não existe em Jaicós. Existem as campanhas anuais, mas não um plano eficaz e que possa estar engajando outras entidades e camadas da sociedade que precisam estarem presentes nesse projeto” falou.

O enfermeiro disse que a apresentação dará visibilidade para o trabalho realizado pela gestão. “Nem todos os municípios poderão apresentar, os municípios que tiveram destaque é que realmente terão a oportunidade de mostrar seu trabalho, seus propósitos e projetos, para assim tentar reduzir algumas doenças que ainda afligem muito a população. Para Jaicós é um ponto positivo porque vai dar visibilidade ao trabalho que a gestão está tentando realizar, ao meu trabalho e vamos também tentar sensibilizar a população jaicoense sobre a importância de estar tomando medidas preventivas contra o mosquito da dengue” disse.

Kainã ainda destacou que é necessária a diminuição dos casos na cidade. “Temos tido um aparecimento de várias pessoas com sintomas das doenças e nós temos que reduzir esses casos. Não apenas notificar, mas buscar eliminar os casos. A demanda do hospital está imensa em relação a esses casos e isso aumenta o gasto do município de forma absurda. Então, é muito mais fácil a gente trabalhar com a prevenção, do que com o tratamento da doença, porque o tratamento é muito mais carro” finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS