Connect with us

Jaicós

Diácono Cláudio Santana realizará estágio de seis meses na paróquia de Jaicós

Publicado

em

O diácono Cláudio Santana de Carvalho, 26 anos, natural de Paulistana, realizará durante o período de seis meses, o estágio diaconal na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Jaicós. Cláudio chegou à cidade no último dia 3 de fevereiro.

O diácono está sendo acompanhado pelo pároco local, o padre Antônio Mendes. Durante sua estadia no município estará conhecendo as comunidades e acompanhando o trabalho desenvolvido na paróquia.

Claúdio Santana disse que o período em Jaicós tem sido de aprendizado. “Estar aqui em Jaicós com esse povo bom, acolhedor, nessa paróquia que já tem uma história de caminhada, junto com o padre Antônio, que tem muita experiência e já acompanhou vários diáconos, pela sua habilidade pastoral e também pelo seu jeito de lidar com as pessoas, é um período de muito aprendizado. O sentimento é de alegria por ter essa oportunidade. Em estar no meio do povo, celebrar, estar nas pastorais animando os grupos e visitar as comunidades, a gente se realiza como pessoa e também como vocacionado” relatou.

Cláudio Santana disse que a principal característica do diaconato é o serviço. “A característica principal do diaconato é o serviço, serviço na caridade e assistência aos pobres. Temos 6 meses de diaconato. Fui destinado à paróquia de Jaicós e estou sendo acompanhado pelo padre Antônio Mendes para ter essa experiência de estar em meio aos grupos, acompanhando o padre, recebendo dele orientações como padre mais experiente e também estou conhecendo a vida da paróquia” disse ele.

Segundo ele, está o estágio é o momento de colocar em prática o conhecimento adquirido no seminário. “Estar em Jaicós é um motivo de grande alegria. Estou tendo a oportunidade de conhecer as pastorais, estamos visitando alguns grupos, conhecendo as comunidades nas celebrações, no contato e também realizando algumas visitas para poder adentrar na vida do povo. No seminário temos a oportunidade de aprender sobre a vida pastoral através dos livros e no estágio diaconal temos a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos no seminário” falou.

Publicidade

O diácono ainda falou das atividades que tem realizado e se colocou à disposição da comunidade. “Estamos conhecendo as comunidades, os grupos e tendo a oportunidade de estar junto ao povo, de viver a missão de anunciar e isso tem me marcado muito durante essas quase duas semanas que estou aqui em Jaicós. Estamos à disposição da comunidade, já temos muitos encontros agendados, com jovens, casais, dimensão litúrgica e missionária. É um período bom, de viver a vida da paróquia, de ajudar as pessoas e motivar os grupos a caminharem cada vez mais e não poderia ser diferente aqui na cidade de Jaicós com esse povo tão querido e acolhedor” finalizou.

Perfil

Cláudio Santana de Carvalho iniciou sua caminhada religiosa em 2011, quando entrou para o Seminário Menor São José, em Picos, para fazer o Ano Propedêutico. No ano seguinte, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, cursando Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina, até 2018.

Cláudio Santana de Carvalho é natural da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana. Nasceu no dia 24 de setembro de 1991, filho do casal Calixto Themístocles de Carvalho e Teresa Rodrigues Santana.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS