Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Escola Lili Silveira realiza projeto “As Manifestações Culturais e o Lugar onde Vivo”; fotos

Publicado

em

Com objetivo de resgatar a cultura local e buscar incentivar os alunos sobre a preservação de  riquezas culturais  que tem no município de Jaicós e que estão sendo deixadas de lado, a escola estadual Lili Silveira realizou no primeiro semestre de 2016 o projeto pedagógico,  “As Manifestações Culturais e o Lugar onde Vivo”.

O Projeto iniciou a  cerca de 3 meses  e foi subdividido por disciplinas, aonde cada disciplina abordou  uma temática, e dentro de cada temática foram realizados diversas atividades de campo como, por exemplo, a  visitação a feira livre do município  para que pudessem vivenciar as principais situações, de como as pessoas trabalham, como elas vivem, o artesanato existente,  constando que  muitas vezes não é preciso sair de Jaicós para se sobreviver, foi pesquisado e  descoberto também uma acervo de mais de 500 ervas  catalogadas,  localizado no alto Boa Vista(Alto de Adão), e as formas de como  usar essas ervas em beneficio próprio. Além da cultura material como resgate de fotos, fazendo um paralelo do município antes e depois,  destacando os   avanços e o que precisa ser melhorado.

DSC_8135

 A culminância do projeto aconteceu na noite de quinta-feira, 14, com os alunos de ensino médio e no sábado, 16, com alunos do ensino infantil. O evento  realizado   na sede da referida escola  contou diversas apresentações  mostrando a historia e a cultura do município.

Foram apresentados  vídeos com relatos na feira livre, apresentação de textos de cordel, apresentação sobre o vaqueiro, apresentação de São Gonçalo, de receitas de  comidas típicas,  apresentação de fotos  contando a historia da cidade, as religiões existentes, além da apresentação da apresentação de quadrilhas, capoeira, danças e músicas típicas  e uma homenagem a aluno João Paulo (IN MEMORIAN).

DSC_8128

Durante a Culminância foi apresentado ainda o livro de cordel, “Jaicós Minha Terra Amada”, que foi produzido pelos alunos do 3ª ano ensino médio. O livro conta em versos toda a  historia do município. Foram ainda montadas barracas de visitação com exposição de comidas típicas, ervas, maquetes, livros de cordel, poesias, entre outros.

Publicidade

DSC_8025

Em entrevista ao Portal Cidadesnanet, a diretora da escola, professora Omaciano Franco Rodrigues, falou sobre o projeto. “Esse projeto era um anseio que a escola tinha, que era de mostrar para os alunos e comunidade geral quão rica é nossa cultura, tendo em vista, que agente percebe que ela tem sido deixada de lado. A cultura tem sido influenciada por outras regiões sendo que a nossa esta se perdendo, então nosso intuito e de promover o resgate do que é nosso”, disse.

DSC_8143

Questionada sobre um impacto que projeto trouxe na aprendizagem nos alunos, Omaciana foi categórica, e afirmou que o projeto  foi um  sucesso. “Agente percebe que alunos aprenderam.  Eles se envolveram diretamente, viram de perto e trabalharam coisas que eles nem sabiam que existia, foi realmente positivo, o projeto levou os estudantes a ter contato com sua própria história e cultura. Eles foram construtores de tudo que foi apresentado aqui, mostrando a aprendizagem adquirida por cada um”, disse Omaciana, que  concluiu ressaltando  que a educação de Jaicós precisa muito de iniciativas como estas, que levam os alunos a um rico conhecimento, proporcionando a ele  vivenciar a cultura, sua origem, promovendo uma interação maior, além da monotonia  de uma sala de aula.

DSC_8139

Além da diretora, Omaciana Franco, participaram do evento, a diretora adjunta, Mercês Barros, a supervisora de ensino Socorro Carvalho, as coordenadoras, Arlene Dias e Felícia Coutinho, professores, alunos  e demais  funcionários  da escola.

Veja fotos:

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS