Connect with us

DESTAQUES

IBGE realiza reunião preparatória para o Censo 2020 e pretende visitar 5.365 residências em Jaicós

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizou, na manhã desta quinta-feira, 29, na Câmara Municipal de Jaicós, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020.

De acordo com Marcelo Souza, chefe da Agência do IBGE em Picos e coordenador de área do Censo Demográfico 2020, o objetivo da reunião é dar transparência, informando as autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo, reforçando a importância da pesquisa para o planejamento público e privado, inclusive, como base para o Fundo de Participação dos Municípios, além de esclarecer como e quando será feito o trabalho em campo, como reconhecer a equipe do IBGE e acompanhar as etapas do Censo com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados, dentre outras informações.

O levantamento será realizado entre os meses de agosto e outubro do próximo ano, a fim de retratar os principais aspectos da população brasileira. Os temas que serão pesquisados no Censo 2020 são características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade.

Marcelo informou que o Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros, com a participação de cerca de 180 mil recenseadores que serão contratados, em regime temporário, por meio de processos seletivos. Em Jaicós, o IBGE pretende visitar as 5.365 residências. Para isso, o município contará com um posto de coleta e equipes de pessoal composta por 15 recenseadores e 5 supervisores.

O IBGE solicitou apoio logístico da Prefeitura Municipal, bem como, o acompanhamento dos trabalhos afim de garantir a completa cobertura do território local e para a qualidade das informações levantadas.

Publicidade

O representante do IBGE destacou a importância do Censo. “É um evento muito grande, de extrema importância e que vai revelar um retrato atual e real do município de Jaicós.”, disse, salientando a importância da contribuição da população em receber os recenseadores, que estarão identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, e irão coletar as informações através de entrevista direta.

Participaram da reunião, além de Marcelo Souza, do IBGE, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Deusmar João da Costa, e os vereadores João Bosco (Bosquinho), Sirlene Lopes, Dalveniza Conceição (Mocinha) e Irmão Jessé.

Estimativa populacional
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou na manhã desta quarta-feira (28) as estimativas populacionais dos mais de 5.570 municípios brasileiros. Até junho de 2019, o Piauí registrou uma população de 3,273 milhões de habitantes. Só na capital, Teresina, vivem quase 1 milhão de pessoas.

De acordo com o IBGE, o município de Jaicós, dentre os mais antigos do Piauí, tem uma população estimada 19.104 pessoas, ocupando a 30ª posição no ranking populacional do Piauí. A estimativa aponta para um baixo crescimento da população no município. No último censo, realizado em 2010, Jaicós tinha 18.035 habitantes, registrando um acréscimo de apenas 1.069 pessoas em dez anos.

  

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS