Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Agentes Comunitários de Saúde são capacitados para manuseio de tablets

Publicado

em

Os Agentes Comunitários de Saúde do município de Jaicós, através de um treinamento realizado durante três dias, foram capacitados para o manuseio de tablets e utilização do sistema de registro de dados da Estratégia de Informatização da Atenção Básica (e-SUS AB).

O Ministério da Saúde criou a estratégia com a ideia de usar a tecnologia para facilitar o trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o atendimento ao cidadão. O nome, e-SUS, faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é sobretudo facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

O treinamento, que encerrou na tarde desta terça-feira (04), foi ministrado pelo Coordenador da Atenção Básica e responsável pela implantação do programa e-SUS no município, Kainã Mendes e por Adailton Rodrigues, técnico de sistema da Secretaria de Saúde.

De acordo com Kainã Mendes, todos os agentes do município foram capacitados. “Foram três dias de treinamento, atendendo a todos os agentes de saúde, num total de 47. O treinamento vai facilitar o processo de cadastro das famílias que eles acompanham, e ao mesmo tempo, a vinculação dessas famílias nas unidades básicas de saúde” disse.

No último dia de treinamento, realizado na sede da Secretaria de Saúde, os agentes foram orientados para a realização de todo o processo de cadastro de domicílios e famílias, com o detalhamento de todas as informações que precisam ser inseridas na plataforma.

“Estamos repassando todo o passo a passo, desde o cadastro do domicílio e das pessoas que residem no domicílio. Posteriormente, a parte do preenchimento da ficha durante a visita domiciliar do agente de saúde naquela casa” destacou o enfermeiro Kainã Mendes.

Publicidade

Em entrevista ao Cidades na Net, Kainã Mendes ainda destacou os benefícios da utilização da ferramenta. “Em primeiro ponto eles vão deixar de utilizar fichas de papel, que é arcaico, de certa forma, e a gente vai facilitar para que eles percam menos informações a respeito das pessoas da comunidade. Então, o uso da ferramenta vai facilitar muito com os dados de saúde das pessoas que residem em Jaicós” falou.

Entrega dos tablets

A Prefeitura Municipal de Jaicós, gestão do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega dos tablets para os agentes no dia 27 de maio.

Os aparelhos, que contribuirão para a inclusão digital dos profissionais, e otimização dos serviços públicos de saúde prestados à população do município, foram entregues em evento realizado no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

Foram entregues 49 tablets, totalizando um investimento total de R$ 56.700. O recurso é oriundo de um incentivo oferecido pelo Governo Federal aos profissionais, com complementação da Prefeitura de Jaicós.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS