Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Câmara aprova cinco requerimentos; veja o que foi reivindicado pelos vereadores

Publicado

em

Mais cinco requerimentos foram discutidos e aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Jaicós em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (20).

Veja o que foi reivindicado pelos vereadores:

O vereador Benedito Alencar, do PMDB, solicitou do Juiz Eleitoral da 19º Zona Eleitoral – Jaicós – PI, Dr. Franco Morette Felício Azevedo, a instalação de Seções Eleitorais em quatro comunidades rurais do município de Jaicós. A mudança seria para as eleições municipais de 2016.

No requerimento, o parlamentar relacionou as referidas comunidades que serão beneficiadas. Veja: 1- Escola Municipal da Localidade Jacú, beneficiando eleitores da própria comunidade e vizinhança: Mulungú, Tiririca II e Tanquinho; 2- Escola Municipal da Localidade Igreja dos Crentes (Santana), benefiando eleitores das comunidades próximas como: Parte da Santana, Alagoinha, Casa de Pedra, Jatobá, Vazante e Tapera; 3- Escola Municipal da Localidade Morais, beneficiando eleitores da própria localidade, comunidade Balisinha e Caroba; 4- Escola Municipal da localidade Salinas, beneficiando o eleitorado das comunidades: Sobradinho, Sítio Tamboril, Pau Ferro, Canto Alegre e parte da localidade João Tubi.

O objetivo, segundo o autor, é diminuir o fluxo de eleitores da zona rural para a sede município, evitar o transporte nos dias de eleições e oferecer melhor comodidade a população votante.  “Destacamos que as localidades sugeridas já possuem Escolas Municipais e possuem um bom número de leitores”, pontuou.

Publicidade

DSC_0138

Num segundo requerimento, direcionado ao Ministério Público e à Eletrobrás Piauí, o vereador Benedito Alencar solicitou a substituição dos postes de madeira e retirada das gambiarras de energia elétrica existentes no Povoado Gameleira, zona rural do município.

“De acordo com os moradores, a energia que chega às residências é fraca, o que constantemente ocasiona a queima de eletrodomésticos. Os postes de madeira existentes no Povoado foram colocados pelos próprios moradores, mas que a energia foi ligada pela Eletrobrás. Segundo os moradores o escritório da Eletrobrás, em Jaicós, já foi acionado por várias vezes”, disse.

Segundo o vereador, no Povoado Gameleira residem cerca de cinquenta famílias, que atualmente estão passando por esses transtornos causados pela energia elétrica de má qualidade. “Cansados da situação, os moradores, tomaram a iniciativa de fazer um abaixo-assinado que segue anexo e enviá-lo à Eletrobrás e ao Ministério Público, solicitando que as providências sejam tomadas”, informou o autor.

Outros dois requerimentos foram apresentados pelo vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT). No primeiro, o parlamentar solicita da prefeita municipal de Jaicós o pagamento das contas de energia elétrica dos prédios municipais que estão em débito, bem como a religação de energia dos mesmos. “A energia elétrica dos prédios municipais, inclusive a própria Prefeitura, estão cortadas. Solicitamos urgentemente que tais débitos sejam quitados, pois é um absurdo e imoral cortar a energia de locais que prestam essenciais serviços à população”, argumentou.

DSC_0133

Em outro requerimento, dirigido à chefe do Executivo Municipal e ao secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, o petista solicita que o Governo Municipal pague, também, aos demais entregadores de fichas do Programa Operação Pipa, como se vem pagando ao Sr. Germano Ramos de Figueiredo.  “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. É justo o pagamento a todos e injusto somente a um, que a justiça seja feita”, disse. Segundo ele, o valor pago, segundo documentação apresentada, foi de R$ 300.

Publicidade

O vereador Márcio Crisanto (PRP), solicitou do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT/PI, a instalação de sonorizadores de trânsito na BR-407, no povoado Croazal, perímentro do município de Jaicós.

DSC_0145

“Recentemente, foram construídos dois quebra-molas no referido local. No entanto, a pouca sinalização tem oferecido risco aos condutores de veículos e até mesmo acidentes. “É necessário implantar os sonorizadores como método de alertar aos motoristas a diminuírem a velocidade”, disse. De acordo com o requerimento, os sonorizadores deverão ser instalados nos sentidos Jaicós-Patos do Piauí, como também no sentido Patos do Piauí-Jaicós.

DSC_0134

A vereadora Oziana Oliveira (PRP), também apresentou requerimento na sessão, onde solicitou da Prefeita e do Secretário Municipal de Administração, o contrato de locação da casa de apoio em Teresina, bem como da Van (Fiat Ducato) que realiza o transporte de pacientes. “A aquisição dos referidos contratos visa dar uma maior transparência sobre os valores pagos por estes serviços de apoio e transporte de pessoas, bem como o período de vigência dos referidos contratos”, disse.

Mais fotos:

DSC_0147 DSC_0143 DSC_0141 DSC_0133 DSC_0131 DSC_0129 DSC_0127 DSC_0106 DSC_0111 DSC_0117 DSC_0118 DSC_0124

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS