Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Caminhada celebra Dia de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes e Dia da Luta Antimanicomial

Publicado

em

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Luta Antimanicomial, duas importantes datas comemoradas no dia 18 de Maio, foram memoradas pela população de Jaicós na tarde desta sexta-feira (31).

Uma multidão composta por alunos e professores das escolas da rede estadual, municipal e privada, gestores e servidores municipais, tomou as ruas da cidade de Jaicós, em uma grande caminhada, realizada pelo Centro de Referência a Assistência Social (CREAS) e Secretaria de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Jaicós, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Secretarias de Educação e Saúde.

A caminhada teve início no Centro de Referência a Assistência Social (CREAS), no bairro Serranópolis. Levando faixas e cartazes, centenas de pessoas percorreram diversas ruas da cidade.

Durante o percurso foram realizadas duas paradas, onde foi refletido sobre as temáticas.  A primeira aconteceu na avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, contando com o pronunciamento de Pedro Henrique, representando o CREAS.

A segunda parada foi realizada em frente à praça Geraldo Coutinho Lélis, no Centro, onde representantes do CAPS falaram sobre a Luta Antimanicomial e pacientes atendidos apresentaram um poema sobre o tema.

A caminhada foi encerrada na quadra Geraldo Matos Silveira, onde todos se reuniram para acompanhar os pronunciamentos de autoridades municipais e apresentações.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social, Karoline Meneses, agradeceu a todos os envolvidos na ação. “Agradeço a todos que se envolveram para a realização desse dia, aos funcionários da Assistência, equipe do CREAS, CRAS, todos que compõe a Assistência, Conselho Tutelar, CMDCA e Secretaria de Educação, que nos apoiou para que esse dia pudesse ser realizado tão lindamente como foi hoje. Agradeço também ao pessoal do CAPS, da Secretaria de Saúde, que também nos apoiou” disse.

Publicidade

Ela também destacou a importância de olhar com amor para as crianças e adolescentes.“Que possamos olhar para nossas crianças e adolescentes com olhar de carinho e amor, pois muitas vezes é disso que a sociedade precisa, sem carinho e amor não há cuidado e ninguém melhor que nós para cuidarmos uns dos outros. A presença de todos vocês é muito importante. Que esse dia não seja lembrado só hoje, que não seja só hoje que tenhamos cuidado, amor e afeto, mas sim todos os dias, para que menos violência aconteça” falou.

A secretária ainda falou que o cuidado é fundamental. “Ano passado foram registrados oito casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e este ano, apenas um caso foi registrado, o que mostra que estamos no caminho certo e estamos lutando e cuidando uns dos outros. Se não fosse nós cuidando uns dos outros, não teria proteção, afeto, cuidado e consequentemente, aumentaria o número de violência e exploração. Nossa caminhada e nosso cuidado mostra que estamos no caminho certo, que estamos tendo uma resposta positiva diante das nossas lutas e busca por direitos” disse.

O prefeito municipal Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, agradeceu a presença de todos e parabenizou pela ação realizada. “Gostaria de agradecer a presença de todos, a toda equipe da gestão “Uma Nova História” pela organização desse dia comemorativo. Agradeço a todas as escolas, diretores, a equipe do CREAS na pessoa da coordenadora Larissa, a quem agradeço pela iniciativa, juntamente com a secretária de Assistência Social. Todos estão de parabéns por essa iniciativa. Contem com esse gestor, com a gestão “Uma Nova História”, na luta para combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Que Deus ilumine todas as nossas crianças e adolescentes” disse.

Em entrevista ao Cidades na Net, a psicopedagoga Jaissa Freitas, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), disse que a participação na ação tem o objetivo de mostrar a luta pelo tratamento adequado.  “Participamos para mostrar as pessoas que temos uma causa, que lutamos para que não voltem os hospitais psiquiátricos, que já foi uma luta nossa conseguir mudar isso. Lutamos a favor de pessoas com liberdade, tratamento adequado, através dos CAPS, promovendo a reinserção dessas pessoas na sociedade de maneira natural, sem ninguém preso, sem ninguém torturado ou afastado da família” disse.

Tainara de Sousa, 14 anos, que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), disse ao Cidades na Net, que é importante que a ação seja realizada. “É muito importante realizar essa ação, não somente em Jaicós, mas em todas as outras cidades, para a gente lutar contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes. Eu todos os anos participo” destacou.

Publicidade

Chayana de Carvalho, aluna da Unidade Escolar Frutuoso Jusselino, disse que é importante a conscientização de todos. “Acho que todo mundo tem que se conscientizar porque essa é uma causa muito importante, todos deveriam aprender que a violência e o abuso são muito ruins para os adolescentes e crianças que sofrem com isso. E é importante que todos os pais, professores, diretores, todo município e estado estejam cientes do que acontece com as crianças e adolescentes” falou.

O evento foi encerrado com apresentações feitas por integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS