Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Com diversas apresentações e desfile, escolas da rede municipal culminam o projeto “O que há de afro em nós”

Publicado

em

Como culminância do projeto afro brasileiro “O que há de afro em nós?”, a Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Comissão do Selo UnicefNúcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e Secretarias de Educação e Cultura, promoveu um evento com a participação das escolas da rede municipal.

O evento, também alusivo ao Dia da Consciência Negra, foi realizado na tarde desta sexta-feira (22), na quadra Geraldo Matos Silveira, Centro da cidade e reuniu além de diversos alunos, professores, coordenadores, diretoras, as secretárias municipais Sônia Ribeiro, de Educação e Alessandra Leal, de Cultura e a articuladora do Selo Unicef, Jasmira Leal.

Na abertura, a secretária de Educação, Sônia Ribeiro, falou da relevância do projeto. “A questão da cultura afro foi inserida como disciplina nas escolas e isso faz com que a gente passe a resgatar e conhecer nossa história e também respeitar e aprender a acabar com as desigualdades. O projeto “O que há de faro em nós” é muito rico, participamos durante a semana toda das apresentações das escolas, desfiles e vimos a representação da cultura afro brasileira através dos seus costumes, culinária, vestes” disse.

Logo após, os alunos das escolas Joaquim Francisco de Paiva, da localidade Lagoa do Sabino, Líria Maria da Cruz Alencar, Damásio Eugênio de Sousa, povoado Esquisito, Francisco Crisanto de Sousa e Padre David Ângelo Leal, encantaram o público, com apresentações de Dança Afro Brasileira.

Em uma ação com o intuito de valorizar a beleza negra, foi realizado também o desfile Garota e Garoto Beleza Negra, com a participação de representantes de cada escola. O desfile feminino foi aberto por Geysa Maria da Conceição, eleita Beleza Negra 2019 no concurso realizado pelo Grupo Cultural Adimó e o masculino, por Geison Silva, que foi o vencedor do concurso Garoto Jaicoense, edição 2018.

Na passarela, 11 alunos desfilaram demostrando charme, beleza e simpatia e foram avaliados pelo júri composto por Joelma Leal, Auriléia Paiva e Ivan Genésio.

Em uma disputa bastante acirrada, Hellen de Carvalho Barbosa, 15 anos, foi eleita com 145 pontos, a Miss Beleza Negra 2019. A jovem é aluna da Escola Municipal Manoel Barbosa, do povoado Várzea Queimada,

Na categoria masculina, com 133 pontos, quem conquistou o título foi Ayslan Brasilino de Lima, 15 anos, representante da Escola Municipal Joaquim Francisco de Paiva, da localidade Lagoa do Sabino.  O Mister e a Miss Beleza Negra 2019, das escolas municipais de Jaicós, receberam a faixa e brindes.

No evento, também foi entregue a premiação dos times vencedores do campeonato intercolegial, realizado na quinta-feira (21), como parte da culminância do projeto “Esporte, saúde e inclusão”.

Padre David foi o campeão e Manoel Barbosa, do povoado Várzea Queimada, os segundo colocado. Troféus e medalhas foram entregues pela secretária de Educação, Sônia Ribeiro, a coordenadora Vanda Reis e articuladora do Selo Unicef, Jasmira Leal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS