Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Comissão do Selo Unicef realiza Reunião Intermediária e traça estratégias para evolução de indicadores

Publicado

em

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef do município de Jaicós, realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (13), uma Reunião Intermediária, uma das ações obrigatórias do Selo Unicef, que aconteceu na Câmara Municipal.

A reunião contou com a presença dos integrantes da comissão, do prefeito municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, secretários municipais, coordenadores da educação e saúde, vereadores representantes do NUCA, CMDCA, CREAS e Conselho Tutelar.

Durante a reunião, que foi conduzida pela articuladora Jasmira Leal, foi realizada a apresentação do relatório de indicadores de meio período, das atividades disponibilizadas na plataforma do Selo Unicef, que devem ser executadas pelo município, e feita a revisão do plano de ação, com a elaboração de metas.

De acordo com o relatório, o município evoluiu na taxa de abandono no ensino fundamental (0.8%); no percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola (53%); percentual de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade (7%); percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento (100%); percentual de óbitos de mulheres em idade fértil investigados (100%); taxa de distorção idade série nos anos finais do ensino fundamental (54%); percentual de óbitos infantis investigados (100%); taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas (26 por 100 mil) e percentual de crianças de 1 ano com cobertura adequada para tríplice viral D1 (49%).

Em entrevista ao Cidades na Net, Jasmira Leal disse que a comissão tem trabalhado em busca de resultados positivos. “Desde 2017, quando o prefeito aderiu ao Selo Unicef, a comissão intersetorial vem trabalhando minuciosamente para conseguir evoluir nos indicadores que o selo propõe e esses indicadores são ações que já fazem parte das políticas públicas do município. Nesse relatório de meio período evoluímos em vários indicadores, de 12, evoluímos em 8, um resultado positivo” falou.

Ela também falou que o intuito é traçar metas para melhorar os indicadores que o município ainda não pontuou. “Em três indicadores, infelizmente tivemos uma queda, mas o objetivo dessa reunião intermediária é justamente ver no que melhoramos e o que não melhoramos, e traçar estratégias, ações para serem desenvolvidas até 2020, que é quando sai a certificação, para conseguirmos evoluir nos demais indicadores. Essa reunião está sendo muito produtiva, vamos rever nosso plano de ação e inserir estratégias a serem desenvolvidas para conseguirmos pontuar em todos os indicadores” disse.

Publicidade

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), é um do grupos que tem participado ativamente das ações do Selo e conseguido alcançar resultados positivos nas atividades desenvolvidas.

A Mobilizadora, Mikaelle Teixeira, falou da relevância do NUCA, destacando uma das ações realizadas pelo grupo. “Um dos desafios é o trabalho de busca ativa e nós temos conseguido alcançar bons resultados. Os jovens vão acompanhados de uma equipe, com assistente social, Conselho Tutelar, mas com eles participando é muito bom, pois como eles falam a “mesma língua”, os jovens que estão fora da escola se sentem incentivados a voltar. E temos vários outros desafios muito importantes” disse.

Ela ainda disse que os jovens são presentes e colaboram com os eventos realizados. “Eles também colaboram muito nos eventos, fazem apresentações, são presentes nas reuniões. E a importância deles participarem está no fato de incentivar os jovens, porque eles representam Jaicós” destacou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS