Connect with us

Jaicós

JAICÓS: Diretor clínico vai à Câmara e fala sobre atendimento no Hospital Florisa Silva

Publicado

em

[ad#336×280] O diretor clínico do Hospital Florisa Silva, Dr. Rildo Dantas Nogueira Leopoldo, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na noite desta segunda-feira (19), e prestou esclarecimento sobre o atendimento do referido espaço de saúde.

O Hospital foi alvo de debate no plenário da Casa, no mês de abril, após a vereadora Oziana Oliveira ocupar a tribuna, fazer críticas e repercutir o afastamento do médico Diógenes Policarpo e denúncias feitas por populares apontando supostas restrições no atendimento e internações.

Na época, as informações foram contestadas pelo vereador Elias Pereira, líder da prefeita na Câmara, que na sessão seguinte apresentou requerimento solicitando a presença do diretor clínico na Câmara, para prestar esclarecimentos, e foi atendido.

Dr. Rildo falou por mais de uma hora e negou, por várias vezes, que a direção tivesse imposto restrições nos atendimentos e internações no Hospital Florisa Silva. “Eu desafio qualquer pessoa, que prove que em algum momento, algum médico tenha sido proibido de internar ou fazer qualquer procedimento que a complexidade do hospital permite”, disse, acrescentando que o Hospital está equipado, com o quadro de médicos completo, equipamentos e medicamentos, apto a atender a população.

DSC_0746

Segundo ele, a Direção Clínica fez recomendações aos médicos que prestam serviços no Hospital, no sentido de evitar internações desnecessárias. “Chegou-se ao absurdo de um colega internar vinte e nove pacientes em um só dia”, disse. No histórico, a maioria dos pacientes apresentavam apenas complicações leves, como infecção na garganta.  “Ao internar um paciente que não tem necessidade, ele coloca a vida do mesmo em risco”, disse, apontando dentre outros, de contrair uma infecção hospitalar. “A questão não é só de custo”, disse.

Publicidade

Dr. Rildo disse que um levantamento feito apontou gastos excessivos e consumo de medicamentos e recursos três vezes maior do que outros plantões. “Não justificava o hospital consumir no plantão do domingo, um volume três vezes maior que um bom atendimento na semana, quando o Hospital realiza procedimentos cirúrgicos e atende muitos pacientes. É no mínimo estranho”, disse.

DSC_0743

A quantidade de medicamentos prescritos para pacientes que estavam em observação e de antibióticos aplicados em pacientes ainda no pronto-socorro, também foram apontados como incompatível, quando comparado a outros plantões. “Com esses dados, nós orientamos a manter os pacientes em observação pelo menor tempo possível, até a avaliação, e suspendemos o uso de antibióticos na sala pronto socorro. Tais medidas e orientações da direção clínica foram visando termos um hospital em condição de se administrar”, disse. Rildo destacou que nenhuma daquelas medidas tinha conteúdo antiético, mas teriam ido de encontro à conduta do médico afastado.

  DSC_0740

Para o diretor, são denúncias de fatos inexistentes. No entanto, em outro momento, Rildo reconheceu que existem reclamações da população com relação ao atendimento ambulatorial no turno da noite. “Às vezes reclamam por chegar no Hospital e o médico estar jantando, no banho. E isso comum. Nós somos humanos e temos nossas necessidades”, disse. Para ele, os médicos tem se superado ao atender cerca de 120 pessoas por dia, e à noite, procuram reservar para o atendimento de urgência e emergência, serviço para o qual o Hospital é preparado. “Consultas e apresentar exames deveria ser feito através das equipes de saúde na família ou até mesmo no Hospital, mas durante o dia”, disse.

DSC_0738

Dr. Rildo foi sabatinado pelos vereadores e respondeu vários questionamentos. Ao final, se colocou a disposição.  “Eu sou servidor da população de Jaicós. Sempre que a Câmara precisar de informações sobre o funcionamento do Hospital, estarei à disposição dos nobres vereadores. Pra mim é um prazer estar novamente nesta Casa”, disse.

O vereador Márcio Crisanto afirmou que as informações prestadas foram altamente satisfatórias. Para o vereador, as denúncias levadas à Câmara foram por interesse político. “Não foi objetivou ajudar a população, mas, somente, em atingir a administração atual.  O vereador e cada um de nós, a população que mora em Jaicós, tem a obrigação de ser bem atendida e fiscalizar, não só ver o lado político. O Hospital está de portas abertas para atender todo mundo, na urgência e emergência”, disse.

Publicidade

DSC_0742

O vereador Mávio Silveira sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde, através da policlínica, disponibilizasse medicamentos da farmácia básica também nos finais de semana. Elias Pereira agradeceu aos colegas e ao médico Rildo Dantas, em vir à Câmara tirar as dúvidas da população.

    DSC_0739DSC_0748 DSC_0749

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS