Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Em sessão, vereadores aprovam dois Projetos de Lei e três Requerimentos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou na noite desta sexta-feira, 27, a 66ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Márcio Crisanto e contou com as presenças de outros nove parlamentares.

A sessão foi marcada pela apresentação e votação de diversas matérias. Dois Projetos de Lei e três Requerimentos foram votados e aprovados pelo plenário da Casa.

O PLC 01/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal nº 746, de 03 de abril de 1998, foi aprovado com Emenda Aditiva do vereador João Bosco. Dentre outras, a matéria faz modificações no quadro de profissionais da educação da rede municipal de ensino, ficando constituída por 194 vagas para o cargo de professor e 02 vagas para o cargo de pedagogo especialista em educação.

Outro Projeto de Lei, de nº 07/2019, de autoria do vereador Divino Macedo, declara de utilidade pública a Fundação Educacional e Cultural São Francisco de Assis, fundada em data de 16 de julho de 2007. O parlamentar justificou que a Fundação vem prestando serviços sem fins lucrativos à comunidade jaicoense há mais de 11 anos, desenvolvendo ações prioritárias na permanência da educação cultural de jovens, desenvolvendo projetos de grande importância.

Na mesma sessão foram aprovados três Requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós. O vereador Jessé Gonçalo da Silva reivindica, junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí, a perfuração de um poço tubular na localidade Tiririca II, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do meio rural, a partir da criação de uma alternativa de autogerenciamento de abastecimento de água.

Publicidade

“A perfuração de poços tubulares é de extrema importância para prevenir o problema do abastecimento de água, principalmente nas comunidades rurais de nosso município. Esse trabalho de perfuração de poços poderá ser feita com recursos próprios do município, ou com parcerias, de modo que se possa garantir água de boa qualidade na localidade Tiririca.”, disse o autor.

Em outro Requerimento, o Irmão Jessé solicitou do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Coordenação Geral de Financiamento Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação e da Direção de Habitação da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí, a execução do Programa Minha Casa Minha Vida Rural no município de Jaicós.

“Queremos possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando, ampliando e concluindo uma existente.”, disse o parlamentar.

O terceiro Requerimento foi apresentado pela vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros. Ela solicitou do governador José Wellington Barroso de Araújo Dias e da secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania, Ana Paula Mendes de Araújo, os serviços do Caminhão Digital no município de Jaicós.

A vereadora justificou que o projeto tem levado para as cidades do interior a unidade móvel com o curso de informática, proporcionando o acesso e o domínio de tecnologias, a fim de que jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências, da zona urbana e rural, possam receber qualificação básica para ingressar no mercado do trabalho. “É de grande importância que o caminhão venha para o município de Jaicós, para qualificar nossos jovens para o mercado de trabalho.”, pontuou.

Publicidade

Além dessas matérias votadas, também foram apresentados e encaminhados para análise nas Comissões permanentes da Casa outros quatro Projetos de Lei do Poder Legislativo, todos denominando logradouros públicos, de autoria dos vereadores João Bosco e Maria Sirlene; e sete Projetos de Lei do Executivo Municipal, todos relacionados à política municipal do meio ambiente.

Além do presidente da mesa diretora da Casa, Wander Freitas Crisanto – PROS, também estiveram presentes na sessão os vereadores  Dalvenisa da Conceição Nascimento Sousa, a Mocinha – PSD, Divino Macedo de Carvalho – PSB, Ednaldo Carvalho Santana – PSB, João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho – MDB, Jozete Alves De Carvalho, a Pretinha – PROGRESSISTAS, Jessé Gonçalo Da Silva, Irmão Jessé – PSC, Maria Sirlene Lopes Silva Barros – PPL, Antônio Robert Silveira Reis – PSB, e Benedito Alencar Da Silveira – MDB.

_Fotos da sessão

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS