Connect with us

Jaicós

JAICÓS: Fé e devoção à Santa Cruz leva multidão de fiéis ao morro dos três irmãos; veja fotos

Publicado

em

Num gesto de fé e devoção, uma multidão de católicos elevaram suas orações ao céu na tradicional Missa da Santa Cruz, celebrada na manhã deste sábado (3), no Morro dos Três Irmãos, zona rural do município de Jaicós.

Maria da Paz, de 67 anos

Maria da Paz, de 67 anos

Anualmente, milhares de pessoas enfrentam as íngremes escadas do Morro, muitas delas para agradecer pelas graças alcançadas. A aposentada Maria da Paz, de 67 anos, residente no povoado Várzea Queimada, em Jaicós, acompanhou toda a celebração eucarística ajoelhada, um gesto cristão de penitência e humildade, em agradecimento pela recuperação da saúde.

Larrisa Moreira e o filho Luiz Gabriel, de 2 meses

Larrisa Moreira e o filho Luiz Gabriel, de 2 meses

A jovem Larrisa Moreira, do município de Patos do Piauí, subiu ao topo do morro com o pequeno Luís Gabriel, de apenas dois meses de vida, para agradecer pelo nascimento e pela saúde do filho, uma bênção do presente e a esperança do futuro.

José Luís Carvalho, de Massapê

José Luís Carvalho, de Massapê

O senhor José Luís Carvalho levou ao Morro a escultura de uma perna, esculpida em madeira, segundo ele, enviada por uma vizinha e comadre, que fraturou uma das pernas e está em recuperação, ainda com dificuldades de locomoção e sem condições de acompanhar a celebração.

DSC_0365

Em todos os momentos podem ser vistas demonstrações de fé e devoção católica. Além de ofertar esculturas simbolizando partes do corpo, a caminhada da cidade de Jaicós até o topo do Morro, num percurso de 18 quilômetros de distância, e vestir roupas brancas, são as formas mais comuns para agradecer pelas graças alcançadas. Outros optam por acender velas, distribuir santinhos, subir as elevadas escadas de pés descalços ou apenas soltar fogos.

Publicidade
Multidão ocupa do topo do Morro dos Três Irmãos

Multidão ocupa do topo do Morro dos Três Irmãos

Este ano, o evento religioso registrou um público ainda maior. São caravanas vindas de diversos municípios como Massapê do Piauí, Patos, Itainópolis, Jacobina, Geminiano, Belém do Piauí, Conceição do Canindé, Vera Mendes, Francisco Santos e Picos. A prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto, e o prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho, foram algumas das autoridades que participaram da missa. Este ano, o tempo frio e o céu nublado também favoreceram para o sucesso da festa do morro.

Prefeita Waldelina, padre Antônio e o médico Crisanto Neto

Prefeita Waldelina, padre Antônio e o médico Crisanto Neto

Prefeito de Massapê, Chico Carvalho, também assistiu a missa

Prefeito de Massapê, Chico Carvalho, também assistiu a missa

O padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, celebrou pelo primeiro ano a Missa da Santa Cruz, e demonstrou impressionado com o tamanho da festa religiosa. “Para mim foi uma surpresa. Já tinha ouvido falar da festa do morro, mas nunca tinha participado. É uma festa grande, que está na vida e na cultura do povo, e que reúne pessoas de toda a região. É, portanto, uma festa que deve ser cultivada e melhorada a cada ano, sobretudo, na estrutura, para que o povo possa se reunir e participar melhor, de forma mais eficiente da celebração”, disse.

Padre Antônio Mendes fala da festa do morro

Padre Antônio Mendes fala da festa do morro

O sacerdote sugeriu melhorias no acesso ao topo do morro. As escadas íngremes dificultam e muitas vezes impossibilitam a subida, principalmente dos mais idosas. “A chegada até aqui em cima é bastante difícil. Esperamos que para o próximo ano o poder público olhe com mais carinho”, pontuou.
[divider]
Clique aqui e veja todas as fotos da Missa do Morro dos Três Irmãos!
[divider]
HISTÓRIA
A celebração que reúne milhares de pessoas todos os anos e teve início em 1919, quando o Padre Miguel Reis Melo presidiu a 1ª Missa aos pés do cruzeiro instalado por dois missionários, em 1917, e desde então atrai centenas de fiéis.

Mais tarde, em 3 de maio de 1959, o Pe. Mariano da Silva Neto levou em procissão realizada da Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no centro de Jaicós, até o topo do Morro dos Três Irmãos a imagem do Cristo Crucificado, que ornamenta a pequena capela erguida no local.

Durante 20 anos não houve a festa da Venerada Santa Cruz, pois em 1978 foi decidido pelo Vigário Ecônomo da paróquia, Pe. André Fillipi, que não haveria mais o festejo, por a festa estar perdendo o caráter religioso. O evento religioso foi retomado apenas em 1996, pelo Padre Gregório Leal Lustosa, então Vigário Paroquial.

Publicidade

A data de 3 de maio foi instituída feriado municipal no ano de 2006, através de Projeto de Lei Municipal de autoria do vereador Ivo Farias de Oliveira.

DSC_0427 DSC_0410 DSC_0391 DSC_0380 DSC_0382 DSC_0368 DSC_0358 DSC_0352 DSC_0342 DSC_0335 DSC_0323 DSC_0318 DSC_0311 DSC_0426

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS