Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Justiça Eleitoral inicia treinamento de mesários para as eleições 2018

Publicado

em

A Justiça Eleitoral iniciou nesta segunda-feira, 17, o ciclo de treinamento dos mesários que irão atuar nas eleições gerais de outubro deste ano nos municípios que integram da 19ª Zona Eleitoral – Campo Grande do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí e Patos do Piauí.

O treinamento foi realizado em dois momentos. O primeiro, teórico, com uma palestra detalhada de todo o passo a passo no dia da eleição. O segundo momento foi a demonstração prática nas urnas eletrônicas, simulando procedimentos que serão realizados no dia do pleito.

Segundo o chefe de Cartório, Almir Medeiros, dentre as novidades para este ano estão a biometria e a identificação digital dos eleitores através do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral.

Jaicós, município sede da Zona Eleitoral, compreende o maior número de seções, 52 no total, onde irão atuar mais de 200 mesários. Nesta segunda-feira, 17, o treinamento foi direcionado para dois membros da mesa receptora de voto, o segundo mesário e o secretário. Na próxima sexta-feira, 21, serão treinados o presidente e o primeiro secretário da seção.

Em virtude do número de mesários, as capacitações foram divididas em dois turnos, sendo pela manhã para os voluntários que irão atuar nas seções eleitorais situadas na zona rural, e a tarde para os mesários das seções da zona urbana.

Publicidade

Amanhã, terça-feira, 18, o treinamento será realizado para os mesários de Campo Grande do Piauí; na quarta-feira, 19, em Massapê do Piauí; na quinta-feira, 20, em Patos do Piauí; e na sexta-feira, 21, novamente em Jaicós.

Almir Medeiros, chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral

Em entrevista, Almir Medeiros informou que todos os atos preparatórios para as eleições estão sendo realizados dentro do previsto, como a segunda vistoria aos locais de votação em nos quatro municípios e a formação de uma comissão para transporte de eleitores.

Na próxima semana haverá uma nova capacitação, desta vez, para os técnicos de urna, que vai acontecer na própria Zona Eleitoral, como também, a audiência de preparação das urnas e inseminação com os dados dos candidatos.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS